Calendário 20/12/2009 - 00:00

No dia 20 de dezembro de 1992, o São Paulo do mestre Telê Santana venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Morumbi, e conquistou o título do Campeonato Paulista daquele ano. Tudo normal se não fossem alguns detalhes importantes.


As finais do Campeonato estavam previstas para os dias 6 e 13 de dezembro. Com a conquista da Libertadores, o Tricolor conquistou uma vaga no Mundial de Clubes, marcado no mesmo dia da segunda partida decisiva do estadual.


O Tricolor pediu a mudança das datas para 4 de dezembro, já que viajaria no dia seguinte para o Japão, mas a Federação Paulista antecipou o jogo em apenas um dia, marcando o primeiro duelo para o dia 5 e o segundo para o dia 20.


O São Paulo então entrou com força máxima em campo e com uma grande apresentação venceu o rival por 4 a 2, com três gols de Raí e um de Cafu. Logo após o jogo o elenco são-paulino seguiu para o aeroporto para embarcar para o Japão.


Do outro lado do mundo veio a épica vitória sobre o Barcelona, por 2 a 1, com dois gols de Raí e a conquista do inédito título mundial. O time quase não teve tempo para comemorar, já que poucos dias depois teria que enfrentar o Palmeiras.


De volta ao Brasil, a delegação foi recebida com festa e ganhou ainda mais animo para a decisão estadual. Com a vitória por 4 a 2 no primeiro jogo, o São Paulo poderia empatar a partida contra o Palmeiras que conquistaria o título.


Antes do confronto muito se questionou sobre possível formação reserva do Tricolor para aquele duelo, mas Tele Santana colocou força máxima e seu time novamente venceu.


Com um Morumbi repleto de são-paulinos (o público foi de quase 111 mil pessoas), o São Paulo venceu por 2 a 1, com gols de Muller e Toninho Cerezo. O Palmeiras descontou no último minuto de jogo, nada que pudesse atrapalhar a grande festa de final de ano do Tricolor, com um título da Libertadores, o Mundial de Clubes e também o Campeonato Paulista.


 


Jogo: São Paulo 2 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Paulista
Data: 18/12/1992
Local: Estádio do Morumbi – São Paulo
Público: 110.887 pagantes
Gols: Muller aos 24 minutos da primeira etapa, Toninho Cerezo aos 14 e Zinho (PAL) aos 45 minutos do segundo tempo.


São Paulo: Zetti, Vítor (Válber), Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo (Dinho), Cafu e Raí; Palhinha e Müller. Técnico: Telê Santana.


Palmeiras:  César, Mazinho, Toninho, Edinho Baiano e Dida; César Sampaio, Daniel Frasson (Maurílio), Cuca (Carlinhos) e Jean Carlo; Evair e Zinho. Técnico: Otacílio Gonçalves.



Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário