Calendário 2/06/2009 - 00:00

Os caminhos até o tricampeonato nacional consecutivo que o São Paulo trilhou nas últimas temporadas foram diversos. Entretano, um aspecto foi igual nos anos de 2006, 2007 e 2008: partidas diante dos mineiros Cruzeiro e Atlético marcaram guinadas e reações da equipe em momentos importantes das temporadas. 


 


Em 2006, ano do tetra, o São Paulo foi ao Mineirão poucos dias após perder a Libertadores para o Inter, em Porto Alegre. Se era provável ver uma equipe cabisbaixa em campo, pior ainda seria após o Cruzeiro abrir 2 a 0. Mas o São Paulo surpreendeu e buscou força através do seu principal ídolo. O goleiro Rogério Ceni fez um gol de pênalti, outro de falta e ainda defendeu uma penalidade da equipe rival. O capitão são-paulino se tornara, ali, o principal goleiro artilheiro do mundo e o Tricolor passava pelo seu primeiro teste após o baque do vice-campeonato sul-americano.


 


No ano seguinte, o mesmo Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1 em Belo Horizonte, com gols dos então jovens Hernanes (um dos mais bonitos de sua carreira) e Breno, que despontava para o futebol. Dali pra frente, o time conseguiu nove vitórias em dez jogos e se despontou como o campeão daquela temporada.


 


O jogo contra o Atlético Mineiro, também no Mineirão, válido pelo campeonato de 2008, é um dos mais conhecidos pela torcida. Naquela ocasião, o empate por 1 a 1 e a atuação ruim dos tricolores fizeram com que todo o grupo mudasse sua forma de atuar, e o embate ficou marcado como a virada do São Paulo para a busca do hexa. O Atlético também marcou a campanha do hexa por ter sido a primeira vitória tricolor no nacional, ainda na quinta rodada.


 


Neste ano, o São Paulo jogou uma de suas melhores partidas contra o Cruzeiro, após perder para o mesmo rival na primeira das quartas-de-final da Copa Libertadores. O jogo confirmou a evolução da equipe, fato que já havia sido destacado pelos jogadores e pela comissão técnica, e pode servir como ponto de partida para mais um ano vitorioso tanto na competição sul-americana quanto no campeonato nacional


 


“Não posso afirmar que esse jogo foi um divisor de águas pra gente nesse ano, mas o que eu sei é que ele foi muito importante pois mostrou o quanto estamos vivos na temporada”, afirmou o treinador Muricy Ramalho.


 


Retrospecto contra mineiros


 


2006: Cruzeiro


Não foi uma vitória, mas é considerado um jogo de reabilitação. O Cruzeiro foi o primeiro adversário do São Paulo após a final da Libertadores, quando o Internacional foi campeão. O Tricolor foi ao Mineirão e saiu perdendo por 2 a 0. Mas Rogério brilhou, marcou dois gols, defendeu um pênalti e se tornou o maior goleiro artilheiro do futebol mundial. O empate manteve o time na liderança, porém, mais que isso, motrou que a equipe havia superado a perda da Libertadores, dias antes.


 


2007: Cruzeiro 


A vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, gols de Hernanes e Breno, acabou com um jejum de três partidas sem vencer na competição (vinha de derrota para o Fluminense) e levou o São Paulo para a segunda colocação. Aquele jogo abriu uma sequência incrível do Tricolor no Brasileiro. O time venceu nove e empatou um jogo nas dez partidas seguintes. Uma delas foi contra o Botafogo, no Maracanã, quando a equipe venceu o até então líder, no Maracanã, assumiu a ponta e não saiu mais da liderança até o final do campeonato.


 


2008: Atlético Mineiro



Além de ter marcado a primeira vitória do time no Brasileiro, 5 a 1 sobre o Atlético Mineiro na quinta rodada, foi também contra esse adversário que o São Paulo virou a fase.  Isso porque após o empate por 1 a 1 contra o Atlético, pelo segundo turno, no Mineirão, a comissão técnica constatou que teria que mudar algo se o time quisesse ser campeão novamente. Aquela atuação foi o estopim e Muricy reuniu o elenco para uma conversa franca. A partir dali o São Paulo decolou. Nos 14 jogos seguintes do nacional, o time venceu 11 e empatou três, conquistando o hexa.


 



2009: Cruzeiro


O São Paulo fez uma de suas melhores atuações no ano, se não a melhor, e goleou o Cruzeiro após quatro jogos sem vencer, ganhando confiança para um momento especial na temporada. De quebra, Marlos fez sua estreia com ótima atuação e participou diretamente na vitória.


 


 


 


 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário