No último teste antes da estreia no Campeonato Paulista, o Tricolor goleou o Columbus Crew-EUA por 7 a 0 neste domingo (29) e complementou os ajustes da pré-temporada 2017. No Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, onde os norte-americanos realizam a pré-temporada, o técnico Rogério Ceni teve a oportunidade de observar mais uma vez todos os jogadores do elenco e deu mais ritmo de jogo ao grupo.
O jogo-treino deste final de semana foi dividido em quatro tempos de 25 minutos cada, e duas equipes foram utilizadas: dois tempos para cada formação. Com gols de Cícero, Thiago Mendes, Wellington Nem, Chavez – na primeira parte – Gilberto, Neilton e Wesley – na etapa complementar -, o São Paulo bateu o adversário e avançou no seu processo de preparação de olhos nos desafios que virão pela frente: estadual e Copa do Brasil.
Para encarar os norte-americanos, o time são-paulino começou a partida amistosa com Sidão; Bruno, Lugano, Breno e Buffarini; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Chavez e Cueva. O zagueiro Rodrigo Caio, que foi titular os 90 minutos no duelo da Seleção Brasileira contra a Colômbia na última quarta-feira (25), foi preservado pela comissão técnica e fez uma atividade física ao lado de Lucas Fernandes – se recupera de cirurgias no ombro e no joelho.
Quando a bola rolou, com uma postura mais ofensiva, o Tricolor controlou as ações do primeiro tempo e venceu por 2 a 0. O meio-campista Cícero, com um lindo voleio da entrada da área, abriu o placar em Cotia. Depois, em grande arrancada pelo meio, Thiago Mendes ampliou a vantagem são-paulina: na jogada do gol, o camisa 23 recebeu de Cícero, avançou em velocidade, se livrou dos marcadores e tocou na saída do goleiro. Dois golaços na primeira etapa!
Para o segundo tempo, Rogério promoveu uma alteração na equipe: o atacante Luiz Araújo entrou na vaga do volante João Schmidt. Dessa forma, Cícero foi deslocado para atuar ao lado de Thiago Mendes no meio de campo, e Cueva atuou mais centralizado. Sem deixar o ritmo cair, o São Paulo balançou as redes mais duas vezes com belos gols.
Em jogada envolvente, Luiz Araújo avançou pela esquerda e inverteu o jogo para Thiago Mendes, que fez o pivô com Chavez e ajeitou para Wellington Nem. De fora da área, com a perna esquerda, o atacante acertou o ângulo! Mais um golaço! 3 a 0. Durante a segunda etapa, o comandante tricolor promoveu nova alteração e colocou o jovem Foguete em campo, no lugar de Bruno. Já nos instantes finais do segundo tempo, o São Paulo anotou o quarto gol com Chavez, que aproveitou cruzamento na medida de Luiz Araújo para testar firme.
No intervalo do segundo para o terceiro tempo, o treinador trocou toda a equipe e assim deu mais ritmo de jogo ao restante do grupo. O Tricolor foi escalado com Denis; Wesley, Maicon, Douglas e Junior Tavares; Wellington, Araruna e Shaylon; Neilton, Gilberto e Luiz Araújo.
Com a mesma intensidade, o Tricolor conseguiu balançar as redes mais vezes e criou boas oportunidades na frente. Em cobrança de pênalti, Gilberto anotou o quinto gol são-paulino. Mais tarde, Neilton e Wesley mandaram para o fundo das redes para fechar a goleada são-paulina: 7 a 0.
Na última etapa de 25 minutos do jogo-treino, Rogério promoveu mais algumas alterações e desta forma permitiu que todos os atletas à disposição no elenco pudessem atuar: Lucão entrou na vaga de Maicon, Thiago Couto no lugar de Denis e Foguete retornou na vaga de Luiz Araújo – Wesley foi deslocado da lateral para o meio de campo, e Shaylon avançou para a ponta.
O embate com os norte-americanos foi o último teste do Tricolor antes da estreia no Campeonato Paulista, que está marcada para o dia 5 de fevereiro, diante do Grêmio Osasco Audax. Até lá, o elenco terá mais uma semana de atividades e ajustes no Centro de Treinamento da Barra Funda sob o comando do novo treinador, que tem ditado o ritmo da intensa pré-temporada 2017.