A última semana da temporada – após o adiamento com a tragédia da aeronave que transportava a delegação da Chapecoense e membros da imprensa para a Colômbia – será de decisões na base e de despedida do time principal. A equipe profissional fará o seu último compromisso em 2016, enquanto a garotada do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel terá duas finais pela frente.
Em busca do bicampeonato da Copa do Brasil Sub-20, o Tricolor visitará o Bahia na próxima quinta-feira (8), às 21h15, no Estádio do Pituaçu, em Salvador. Na partida de ida, na capital paulista, o São Paulo venceu os baianos por 3 a 1 – com gols de Pedro Bortoluzo e Shaylon (2) – e largou na frente da decisão. Com o resultado, os garotos do CFA podem perder por até um gol de diferença que ficarão com a taça – triunfo dos nordestinos por dois gols levará a decisão para os pênaltis.
Após o compromisso pela competição nacional, o Sub-20 terá mais um troféu em disputa: do Campeonato Paulista da categoria. No primeiro jogo da decisão, com gols de Pedro Bortoluzo (2), Caíque e Shaylon, o Tricolor goleou o Capivariano por 4 a 0, em Cotia, e conquistou boa vantagem para o confronto de volta, agendado para o domingo (11), às 10h, na Arena Capivari. Rival da decisão, o time do interior paulista disputa o título por resultados iguais, já que teve melhor campanha durante as outras fases do torneio, e vai jogar a finalíssima em casa.
Nos últimos dias, ciente de que é importante manter os pés no chão para manter o clube firme em busca dos dois títulos, o técnico André Jardine minimizou as vantagens obtidas nos duelos de ida. “A gente tinha que fazer prevalecer o mando para poder jogar com mais tranquilidade as partidas de volta. Os resultados nos dão confiança para os jogos de volta, mas temos 90 minutos pela frente nas duas decisões. Temos que ter uma atitude forte, não deixar o adversário crescer. Cada jogo é uma história”, avaliou.
Já o profissional fará a sua despedida da temporada no final de semana, diante do Santa Cruz. Com 49 pontos em 37 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2016, o Tricolor está no 11º lugar. O embate será disputado no domingo (11), às 17h (de Brasília), no Pacaembu. Com o título da Chapecoense na Sul-Americana deste ano – oficializado pela CONMEBOL -, o Tricolor garantiu a sua participação no torneio continental da próxima temporada – os catarinenses disputarão a Libertadores da América de 2017.