Calendário 29/09/2010 - 00:00

Nesta terça-feira (30), no CEU PARAISÓPOLIS, será realizada a cerimônia de lançamento do Edital de Licitação das Obras de construção da futura LINHA 17 OURO do Metrô de São Paulo, às 11h.
 
A LINHA 17 OURO fará a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 do Metrô, com extensão total de 21,5 km, contendo 20 estações ao longo do percurso, proporcionando acesso ao sistema metro-ferroviário – com interligação com a Linha 1 e a Linha 4 do Metro e a Linha 9 da CPTM – para a população dos Bairros de Jabaquara, Aeroporto, Moema, Campo Belo, Comunidade de Paraisópolis e Morumbi, atendendo uma demanda estimada em 260 mil pessoas por dia – que representa mais do que a metade do que transportam todas as linhas de metrô das Cidades do Rio de Janeiro e de Washington DC.
 
O sistema de transporte da LINHA 17 OURO será o Monotrilho, que foi concebido para ser um meio mais rápido para atender a significativa e urgente demanda de transporte público de qualidade na Região Metropolitana de São Paulo. O Sistema de Monotrilho opera em vias e estações elevadas, cujo projeto reflete a preocupação em adotar desenho mais leve e aderente à paisagem local, além de não produzir áreas de sombra na superfície e proporcionar a criação de áreas arborizadas ao longo de todo o percurso. O Sistema de Monotrilho já está em operação no chamado Expresso Tiradentes, que liga o Centro à Zona Leste, cujos resultados positivos justificaram a implementação de projetos que prevêem a sua ampliação nos próximos anos.
 
O Projeto prevê, ainda, a melhoria do viário na Região do Morumbi, com a criação da Av. Perimetral, que seguirá a partir da Av. João Dias até a Estação São Paulo-Morumbi do Metrô, passando pela Av. Jorge João Saad e podendo ser estendida futuramente até a Rodovia Raposo Tavares, que melhorará profundamente as condições de tráfego para quem trafega pela região e o acesso ao Rodoanel Mário Covas. Nesse contexto, o Projeto contemplará importantes iniciativas de reurbanização de áreas da Comunidade do Paraisópolis, melhorando as condições de moradia em benefício de milhares de pessoas que lá residem.
 
No entorno da área do Estádio do Morumbi e da Sede Social do São Paulo Futebol Clube, a construção da LINHA 17 OURO irá proporcionar significativas melhorias. A Av. Jules Rimet, na área que circunda o Clube e o Estádio do Morumbi, receberá a ampliação das calçadas, melhorando o acesso e a realização de esquemas de segurança e conforto para torcedores nas partidas de futebol e outros eventos realizados no Estádio.
 
A construção da LINHA 17 OURO também irá proporcionar solução definitiva para os graves problemas de enchente que, constantemente, assolam e prejudicam sobremaneira as atividades do São Paulo Futebol Clube, do Estádio do Morumbi e todos que residem e trabalham na Região. Está prevista, como parte do projeto da LINHA 17 OURO, a construção uma nova galeria para o Córrego do Antonico, além de dois novos Piscinões que ficarão no subsolo da Praça Roberto Gomes Pedrosa.
 
Por tudo isso, o São Paulo Futebol Clube saúda o lançamento do Edital da LINHA 17 OURO como um marco no desenvolvimento do transporte metropolitano e melhoria da inserção urbana dos bairros atendidos, com conseqüências positivas que serão experimentados em toda a Região Metropolitana de São Paulo.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário