O ano de 2010 foi de grandes mudanças para o atacante Fernandinho. Após ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2009 atuando pelo Barueri (atual Grêmio Prudente), o jogador despertou o interesse de grandes clubes e acabou contratado pelo São Paulo.
Por conta de uma fratura no pé direito Fernandinho precisou ser submetido a uma cirurgia e acabou retardando seu início no clube, fazendo com que o jogador perdesse toda a pré-temporada com o restante do elenco.
Sua estreia, somente no final de fevereiro, porém, não poderia ser mais animadora. Em apenas 45 ele marcou quatro gols na goleada por 5 a 1 sobre o Monte Azul, pelo Campeonato Paulista.
O show na Arena Barueri encheu o torcedor de esperança e Fernandinho logo caiu nas graças dos são-paulinos. O camisa 12 chegou a ter uma boa sequência de jogos, coroada com seu primeiro gol no Morumbi, que garantiu ao São Paulo a vitória por 1 a 0 sobre o Once Caldas e a classificação as oitavas de final da Libertadores como líder do grupo.
Mas o tempo perdido no inicio do ano e a grande concorrência no ataque não permitiram com que Fernandinho se firmasse como gostaria. Duas outras lesões na perna direita acabaram prejudicando ainda mais o planejamento inicial do atacante, mas nem por isso tiram o animo do camisa 12 para o ano que está por vir.
Curtindo férias com a família no nordeste, o atacante conversou com o Site Oficial, fez um balanço da atual temporada e revelou seus planos para o ano de 2011.
Qual o balanço que você faz da sua primeira temporada no clube?
Acho que não foi um mau ano. É claro que não foi como eu imaginei ou como eu tinha planejado já que as lesões me atrapalharam muito, mas me dediquei o quanto pude no São Paulo e sempre que estive em campo procurei dar o meu melhor.
Qual o ponto alto da temporada que terminou?
Dois momentos foram muito especiais pra mim. A estreia contra o Monte Azul, quando entrei e consegui fazer os quatro gols foi muito marcante. É algo que não esquecerei jamais. Além disso citaria o jogo contra o Once Caldas quando vencemos por 1 a 0 com um gol meu e nos classificamos em primeiro do grupo na Libertadores. O Morumbi estava lotado, lindo, a torcida fez uma festa fantástica. Foi meu primeiro gol pelo São Paulo no nosso estádio.
E o que quer esquecer de 2010?
Com certeza as lesões. Nunca tinha me machucado assim na carreira. Quando cheguei não pude fazer pré-temporada pois operei e fiquei um longo tempo parado e agora mais pro final do ano também fiquei afastado de muitos jogos por uma lesão muscular e depois um trauma na perna direita. As lesões me atrapalham muito, pois além de tirar a sequência elas atrapalham no condicionamento físico. Gosto muito do pessoal do REFFIS, me ajudaram demais esse ano, mas em 2011 não quero nem passar perto deles (risos).
Quais as perspectivas para a próxima temporada com o técnico Paulo César Carpegiani.
São as melhores possíveis. O Carpegiani conversou bastante comigo durante esse período no clube, disse que conta com meu futebol para a próxima temporada e me passou muita confiança. Isso é fundamental para fazer um grande trabalho no ano que vem.
E quais são as principais metas para 2011?
Ano novo, vida nova. Os gols me animam muito, por isso quero começar 2011 como estreei no São Paulo, com uma grande atuação e muitos gols. Quero conseguir ajudar mais, ter uma sequência de jogos bem maior e me firmar na equipe titular. Vim para o clube para conquistar títulos e escrever uma bonita história e espero conseguir isso junto com meus companheiros no ano que vem.