Quando o atual campeão da Copa São Paulo entra em campo, a expectativa dos torcedores é de que a equipe vença mais uma vez o torneio. Essa ideia, claro, é compartilhada pela comissão técnica da equipe, mas com um adendo: ganhar o título e destacar jogadores é mais interessante ainda.
“A receita do sucesso é essa. Ser campeão revelando bons jogadores e fornecer jogadores para o time principal. É muito mais interessante você ter jogadores competitivos, acostumados a ganhar campeonatos. É mais difícil, mas muito mais gratificante fazer isso sendo campeão”, afirma o técnico Sérgio Baresi.
Experiente quando o assunto é a Copinha (além do título como jogador, Baresi foi o comandante na campanha vitoriosa de 2010), o treinador exalta o trabalho de toda a categoria de base são-paulina, instalada no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel (CFA), em Cotia.
Isso porque os jogadores que participam do campeonato não chegam prontos à categoria, mas são trabalhados em outras etapas até chegarem à idade de disputar a maior competição de base do Brasil.
“O São Paulo está no caminho certo, a captação do clube é muito grande. A gente começa muito cedo. Lá no sub-13 tem todo um pessoal que trabalha antes, esse time é apenas o topo da pirâmide. É um processo de quatro a seis anos. Eles chegam à minha mão com boa capacidade técnica e física. A partir daí conseguimos formar bons jogadores”, explica.
Parte importante dessa preparação é a psicológica, principalmente para o momento do corte. É que 30 atletas fazem parte do grupo que treina para a Copinha, mas apenas 25 são inscritos.
“É um processo natural. Estávamos com 30 atletas e precisávamos cortar cinco. Este ano foi mais difícil, pois são atletas novos com pouca experiência. Eles sentiram os cortes, mas por outro lado nós preparamos a cabeça deles para isso, e eles entenderam”, diz.
Com toda essa base feita pelo São Paulo, Baresi espera repetir o sucesso da equipe em 2010, da qual seis dos campeões foram levados ao time profissional (Bruno Uvini, Casemiro, Lucas, Lucas Gaúcho, Richard e Zé Vitor).
“Digo mais uma vez que o nosso objetivo é ser campeão, mas é muito gostoso se conseguirmos revelar jogadores”, finaliza.
Crédito obrigatório: Arquivo Histórico SPFC e Rubens Chiri/www.saopaulofc.net