Calendário 16/05/2010 - 00:00

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, completa 50 anos em 2 de outubro de 2010. Há quase meio século, no deserto bairro do Morumbi, era inaugurado o então maior estádio particular do mundo – ainda hoje o maior do Brasil – , com o jogo amistoso entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Clube de Portugal, vencido pelo Tricolor por 1 a 0, com o famoso gol de Peixinho.


A continuação dessa história todos já sabem, o Morumbi se tornou não apenas um trunfo esportivo indissociável da vitoriosa caminhada são-paulina, mas um marco paulistano que agora se encaminha para uma atualização que o deixará preparado não só para a Copa do Mundo de 2014, mas, especialmente, para mais 50 anos de glórias e conquistas.


Assim, o cinquentenário de um dos principais estádios do continente dá seu pontapé inicial com o lançamento da marca M50, que permeará todas as comemorações da data e ilustrará o ingresso do primeiro jogo do Tricolor no Campeonato Brasileiro 2010, contra o Botafogo.
  


O LOGO



Desenhado pelo designer Glauco Diógenes, o logo traz as cores oficias e inconfundíveis da torcida são-paulina – o vermelho, o branco e o preto – com efeitos de luz, sombra e volume. Os 50 anos são destacados no centro da logomarca pela cor ouro.


Glauco usou três elementos marcantes para o clube: o formato do estádio do Morumbi visto de cima, inclusive com a marcação dos anéis desenhados pelo emblemático arquiteto Villanova Artigas, a linguagem heráldica, através do uso de um escudo com linhas bem distintas (os guerreiros eram identificados pelos brasões e símbolos de seus escudos), e o globo terrestre com os pontos cardeais.


“Usamos três pilares que traduzem os valores tricolores. O estádio simboliza a casa, o castelo tricolor; o escudo clássico representa a luta do clube por títulos ao longo da história; e o globo mostra que o São Paulo está presente em todos os lugares do mundo. A estrela dourada marca a boda, e o cinza das extremidades o concreto do estádio. Estilizamos as formas e chegamos ao M50, nome do símbolo”, explica o designer.


  


O DESIGNER


Diretor de arte, designer gráfico, ilustrador e são-paulino, Glauco Diógenes possui um estúdio homônimo que há dez anos desenvolve projetos voltados à arte, moda, editorial, web e animação.


Glauco é também um dos brasileiros selecionados pela WGSN – UK como colaborador fixo no diretório de graphics, sendo responsável por fornecer estampas e ilustrações em diversos reports, exclusivo para assinantes. O designer já desenvolveu uma coleção especial. O WGSN é o maior portal de conteúdo para pesquisa, análise de tendências e notícias para as indústrias de moda e estilo do mundo. Mais de 25 mil pessoas utilizam seus serviços em 65 países.


Com escritório em São Paulo, a equipe de Glauco desenvolve projetos para clientes de todo o Brasil e também das cidades de Barcelona, Amsterdam, Milão, Londres, Nova York, Tokyo, Berlim e Zurique. Colabora regularmente para veículos como “H” Magazine, Focus e Wallpaper. Também atua em parceria com a agência new media Gringo, recentemente sediada no Brasil, e responsável pelo novo portal oficial são-paulino, já em desenvolvimento.
    


PARA COLECIONADORES



Glauco também vem desenvolvendo a linha de ingressos históricos e colecionáveis em homenagem a fatos e personagens marcantes da trajetória de um dos templos do futebol brasileiro. A linha ilustrará os bilhetes dos jogos com  mando do São Paulo FC no Campeonato Brasileiro 2010, e o primeiro é já neste domingo (16), contra o Botafogo, às 16h00, no Cícero Pompeu de Toledo, mostra o logo comemorativo.


“Precisaríamos de umas 1000 partidas em casa para que todos aqueles que tornaram o sonho do “Colosso do Morumbi” em realidade fossem homenageados.  Serão 19 oportunidades apenas e já escolhemos a grande maioria dos homenageados. Até dezembro, em cada partida, uma homenageme diferente. Tenho certeza que muitos torcedores nem sabem como é a cara de algum dos homenageados: Cícero Pompeu de Toledo por exemplo, será o primeiro … para muitos ele é apenas o nome do Estádio. É fundamental preservar a história e registros de um Clube e essa mini coleção de ingressos com certeza despertará a curiosidade de muitos. A cada nova homenagem um pequeno texto dando detalhes sobre o homenageado aparecerá na capa do nosso site oficial. Teremos dirigentes, jogadores, técnicos e outras pessoas de profunda relevância nesses 50 anos.” =- Rui Branquinho Dir Adjunto de Marketing.


Prestigie o Tricolor no Brasileirão e colecione!


 


      

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário