Com a vantagem de atuar por qualquer empate no confronto de volta das quartas de final da Libertadores da América de 2016 após a vitória por 1 a 0 na ida, o Tricolor garantirá a sua permanência na competição diante do Atlético-MG caso não seja vazado. E se a tarefa não é simples, o sistema defensivo do São Paulo mostra que a missão é possível. Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena formaram a linha de defesa são-paulina em oito jogos na temporada: seis vitórias, um empate e uma única derrota – 1 x 3 para o Toluca-MEX, resultado que classificou os brasileiros.
Com eles juntos, o time sofreu seis gols e tem média de 0,75 por jogo – passou ainda quatro jogos sem ser vazado. A boa fase dos responsáveis pelo setor também fortalece o Tricolor no decisivo confronto com os mineiros na Arena Independência, que definirá um dos semifinalistas. Capitão da Seleção Olímpica, Rodrigo Caio recebeu de Dunga sua primeira convocação para a Seleção Principal. Ele está entre os 23 jogadores que disputarão a Copa América Centenário, entre 03 e 26 de junho, nos Estados Unidos – se apresenta na próxima segunda.
Assim como o camisa 3, Mena também disputará o torneio continental. Atual campeão, o lateral-esquerdo foi convocado para defender o título da Seleção Chilena na Copa América. Além das boas atuações coletivas, o camisa 21 também se destaca individualmente na Libertadores deste ano. Com 32 desarmes em 11 partidas (média de 2,9 por jogo), o chileno é o segundo maior ladrão de bolas do campeonato, superado apenas por Hudson (43 desarmes, média de 3,9 por jogo) – outro importante personagem pelo bom momento defensivo são-paulino.
Apesar da vantagem e ciente de que a defesa está cada vez mais ajustada, o técnico Edgardo Bauza prevê um confronto duro para o Tricolor nesta quarta-feira (18), às 21h45 (de Brasília), em Belo Horizonte. “O Atlético tem uma grande equipe e nos conhece bem. Este será o maior problema. Nós também temos bons atletas, temos de fazer uma boa partida. Por isso vamos deixar tudo em campo. De qualquer maneira, estamos preparados para brigar pela classificação”, finalizou.