Calendário 5/10/2010 - 00:00

Torcedor são-paulino, responda rápido: Quem é o jogador na foto ao lado com o uniforme do São Paulo? Certamente, muitos não saberão quem é. Mas se esta pergunta fosse repassada ao povo japonês, com certeza a resposta seria apenas uma: é o meia Yuki Otsu, do Kashiwa Reysol.


Com apenas 20 anos de idade, Yuki é uma das grandes apostas do Japão. Ele coleciona convocações para a Seleção sub-20 e principal. Mesmo ainda garoto, ele já fez história. Yuki é o primeiro jogador da história do futebol japonês a ir se tratar fora do país. O meia passou o último mês se recuperando no REFFIS com os fisioterapeutas são-paulinos.


Há um mês no Brasil, Yuki contou com o apoio do seu tradutor Edu. Sua vinda para se tratar no São Paulo partiu do técnico do Kashiwa Reysol, Nelsinho Baptista, que já trabalhou no São Paulo. Nelsinho entrou em contato com o clube paulista, perguntou da possibilidade, que logo foi aceita.


“Nunca tinha visto outro japonês tratar fora do país. Fico muito lisonjeado por ser o primeiro, pois todos estão esperando muito de mim, da minha recuperação. A diretoria do meu clube gostaria que eu fizesse o tratamento aqui no São Paulo. Estou muito agradecido pela forma com que fui recebido”, disse Yuki.


Durante este período em solo paulista, o jogador japonês aproveitou para ver alguns jogos do Tricolor Paulista e mostrou ser pé quente. Ele esteve nas vitórias sobre o Guarani (2 a 1) e Flamengo (2 a 0), ambas no Morumbi.


“Os jogadores do São Paulo são muito alegres e receptivos. Isso ajudou bastante. Quando eu cheguei aqui fiquei assustado, pois aqui tem um tratamento bem detalhado”, completou Yuki, que não deixou de enaltecer todo trabalho fisioterápico que recebeu no São Paulo.


O fisioterapeuta Luiz Rosan foi um dos profissionais que acompanhou de perto a recuperação do garoto. Nos últimos oito meses, o japonês acabou sofrendo sete lesões musculares. Em seu retorno ao Japão, Yuki certamente voltará recuperado e feliz com o tratamento recebido no Tricolor.


“Ele é um atleta recomendado pelo Nelsinho, com grande potencial na seleção do Japão. Ele é reincidente e teve lesões nestes últimos meses. Ele veio fazer este tratamento fisioterápico aqui com a gente”, completou o Rosan, que mostrou muita intimidade com a língua japonesa e arrancou risos de Yuki.


O garoto retorna ao Japão nesta terça-feira. Além de toda sua recuperação, Yuki também aproveitou sua estadia no Brasil para aconselhar e ensinar o meia Jorge Wagner, que será seu companheiro de clube no fim do ano. Além do camisa 7, o atacante Roger, já passou pelo São Paulo, está no Kashiwa Reysol.


“Conversei bastante durante este tempo com o Jorge Wagner. Ele realmente me perguntou muito sobre o Japão e está aprendendo bastante sobre a nossa língua”, concluiu o “professor” Yuki.


Crédito obrigatório: Rubens Chiri/www.saopaulofc.net


Luiz Rosan e Yuki posam para foto ao lado do time do São Paulo campeão mundial em 1992, no Japão


 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário