Calendário 26/11/2008 - 00:00

  Foto: Site oficial / Juca Pacheco
Que o São Paulo tem grandes goleiros, todo mundo sabe. Mas quem comanda esses ótimos jogadores no dia-a-dia? A resposta é Haroldo Lamounier, o preparador de goleiros dos profissionais do Tricolor desde 2003 e que faz um excelente trabalho no CT da Barra Funda.


Haroldo foi atleta profissional por 19 anos. Passou por times como Portuguesa, Juventus e Noroeste entre 16 equipes. Foi campeão brasiliense em 1982 e 1983 e venceu a série A3 do Campeonato Paulista em 1995. E o ex-goleiro conta como é a rotina de treinamentos dos arqueiros do Tricolor.


“Os mais experientes, Rogério e Bosco, a gente trabalha mais a situação de jogo, recuperação física, porque a parte técnica eles já adquiriram ao longo das suas carreiras. Já os atletas mais novos, que são o Fabiano e o Leonardo, vão adquirindo experiência e técnica com o treinamento, que é mais específico em correção de fundamentos”, contou.


A rotina de treinamentos dos porteiros não é nada fácil. Eles são os primeiros jogadores a entrar no campo e, quase sempre, são os últimos a sair. A roupa suja é uma constante na vida desses atletas, assim como a grama nos cabelos. E grande parte dessa dureza é por conta dos treinamentos de Haroldo, que explica como monta a semana de trabalho dos goleiros.


“Quando a semana é sem jogo, fazemos na apresentação (terça-feira) um trabalho de resistência no REFFIS e no campo. No dia seguinte eles trabalham com bola e no próximo o Muricy já os coloca pra trabalhar com a equipe. Na sexta-feira mais trabalho com bola sem ser muito puxado e coletivo. Fechamos a semana com o recreativo, no sábado”, explicou.


Haroldo não tem nenhum problema para conciliar o relacionamento entre os quatro goleiros, dois experientes e dois garotos. De acordo com o preparador, a presença do ídolo Rogério Ceni faz com que o trabalho no dia-a-dia seja ainda melhor.


“O relacionamento dos goleiros é muito bom. Temos o Rogério como exemplo, que dá espaço pra eles, dá opinião nos treinamentos. Ele cobra o comportamento dos meninos, que ficam vendo o Rogério nessa dedicação”, afirmou, não escondendo sua admiração pelo camisa um. “É gratificante tê-lo no nosso dia-a-dia, porque além de ele ser ídolo dos torcedores ele também gerava muita admiração da minha parte, por ele ser o que é e fazer o que faz, dentro e fora de campo”.


Tutor de dois jovens atletas que são garantia de um futuro promissor para as metas do Tricolor, Haroldo conta aos torcedores que eles podem ficar despreocupados: Fabiano e Leonardo serão ótimas referências para os são-paulinos debaixo das traves.


“O Fabiano é um atleta que tem evoluído, teve uma oportunidade e foi muito bom quando ele pegou aquele pênalti [contra o Fluminense, em 2007. O Léo é um atleta mais novo, que tem acompanhado os treinamentos e aprendido bastante com o Rogério, Bosco e Fabiano. É um goleiro de bagagem, já viajou pra Europa pra jogar torneios fora e a gente também investe bastante nele. São ótimos meninos”, completa.


Além do excelente trabalho que presta ao São Paulo, Haroldo é pé-quente: ganhou o Campeonato Paulista, a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 2005 e é bicampeão nacional (2006/2007). Em seu primeiro campeonato, o Brasileiro de 2003, já acompanhou o time de volta à Libertadores após 10 anos.



                                                                         Foto: VIPCOMM

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário