Calendário 14/01/2009 - 00:00


Treinador. De acordo com o dicionário, “diz-se do profissional que treina jogadores e orienta taticamente um time; técnico”. Mas na realidade, os técnicos são muito mais do que simples mentores dentro de campo. Os profissionais, questionados por milhares de pessoas por diversas vezes, superam os próprios limites levando atletas ao seu máximo para alcançar o objetivo do clube: ser campeão.


E o São Paulo conta com dois ex-jogadores em suas equipes principal e na de juniores para comandar os craques do Tricolor. De um lado, no bairro da Barra Funda, Muricy Ramalho lida com os profissionais, na maioria das vezes já consagrados e famosos. Do outro, na cidade de Cotia, Marcos Vizolli garante o futuro do São Paulo formando os próximos responsáveis pelo sucesso do clube.


Os dois são-paulinos falaram sobre as dificuldades que encontram no caminho escolhido e do que é mais gratificante em ser o comandante de uma equipe.


“Por hoje estar em um clube grande e em uma condição favorável, o mais difícil para o treinador são as conquistas, porque as pessoas acham que você tem que conquistar tudo. E isso torna o trabalho muito mais difícil às vezes. Mas o que é gratificante é ver o atleta que passou por nós ter uma vida profissional, você ver o crescimento natural de ver um garoto do infantil, juvenil”, afirmou o treinador da equipe júnior.


Muricy não modifica muito sua forma de pensar em relação ao seu companheiro de profissão. Para o chefe do Tricolor, ver o sucesso de seus comandados é a maior alegria que se pode ter.


“O mais gratificante na minha profissão eu acho que é lançar jogadores e ver esses atletas chegarem à seleção, como foi o caso de muitos aqui nos últimos anos. O mais difícil é perder. As conseqüências da derrota sempre são ruins, pois vem a desconfiança no nosso trabalho”, completou.


E os dois treinadores, que sempre se encontram quando as equipes de base vão treinar com os profissionais no Centro de Treinamentos da Barra Funda, o que acontece pelo menos uma vez por semana durante a temporada, falaram sobre o colega.


“Conheço o Muricy há muito tempo, o conheci quando parei de jogar, que ele estava começando a treinar a categoria dente de leite. Ele é uma referência pra nós em relação a ser sério, profissional, a dar muita oportunidade pra gente da base. E é um cara preparado pra competição. Ele é sério, trabalhador. Sem dúvidas o que ele traz pra gente é que ele é dedicado, que realmente gosta de trabalhar”, disse Vizolli.


“O Vizolli é muito parceiro, um cara que é meu amigo. Ele me ajuda muito no trabalho com as informações que me traz dos jogadores, auxilia pra lançar jogadores”, completou o técnico da equipe principal.


*Fotos: Site oficial


 


 


 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário