
No último sábado, dia 15, o São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 a 1 fora de casa na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, com gols de Lucas Ramon e Calleri, e classificou-se para a etapa eliminatória da competição. O Arquivo João Farah traz, assim, alguns dados históricos e estatísticos sobre a partida.
Artilharia geral
Calleri se encontra com 85 gols marcados na 25ª posição do ranking histórico, empatado com Waldemar de Brito (Luciano é o 18º, com 105).
Está a um gol de alcançar Terto e Toninho Guerreiro, na 23ª colocação. Faltam 15 gols para entrar no top-20 do ranking histórico.
Artilharia no século XXI
Calleri, com 85 gols, se encontra na quarta posição da tabela histórica. O melhor são-paulino do elenco atual, no momento, é Luciano, com 105 gols, na terceira posição.
Ceni, com 112, e Luis Fabiano, com 212, completam as primeiras colocações dessa classificação.
Artilharia no Campeonato Paulista
Calleri chegou a 24 gols, sendo o 40º tricolor com mais gols na competição e o jogador do atual elenco com mais tentos anotados no torneio (Lucas e Luciano fizeram 15 gols, ambos se situando no 70º lugar da tabela).
Lideram este quadro Gino Orlando (142 gols), Serginho Chulapa (139) e Luizinho (122).
Artilharia por origens – Estrangeiros
No que tange à naturalidade, Calleri é o segundo estrangeiro com mais gols marcados no geral (85, atrás de Pedro Rocha, 119).
No Campeonato Paulista, são 24 gols do argentino, que lhe valem a quarta posição no ranking desse critério (seguindo Pedro Rocha, com 53 gols, Sastre, com 34 e Albella, com 31).
Já no século XXI, Calleri é o principal goleador, com 85 gols, contra 24 de Arboleda, o segundo colocado.
Gols da vitória
Por ter vencido por 2 a 1, é considerado como “gol da vitória” o tento que deixou o Tricolor com vantagem sobre o rival – o segundo gol. Com isso, Calleri chegou a 27 gols da vitória, ocupando o 19º lugar na classificação desse ranking..
No elenco atual, apenas Luciano possui mais gols deste tipo: foram 33 (14º lugar). Os líderes são Serginho Chulapa (73) e Luis Fabiano e Müller (62).
Gols de abertura de placar
Neste aspecto, foi o 22º gol de Lucas pelo São Paulo, o que o deixa na 26ª posição do ranking histórico – empatado com Friedenreich, Leônidas e Getúlio. Os outros atuais tricolores bem posicionados são justamente Calleri e Luciano, ambos empatados em 15º, com 35 gols.
Gols em jogos consecutivos
Com o gol marcado, Calleri chegou a marca de quatro gols marcados nos últimos quatro jogos (Santos, Primavera, Grêmio e Ponte Preta). Antes dele, o último são-paulino a alcançar esse feito havia sido Ferreira entre 10 e 20 de abril de 2025 (Alianza-PER, Cruzeiro, Botafogo e Santos).
Nesta década (desde 2021), o fato ocorreu somente outras duas vezes, com Galoppo, em fevereiro de 2023 (RB Bragantino, Santos, Inter de Limeira e São Bento) e Luciano – com seis jogos marcando gols – em junho/julho de 2022 (Univ. Católica-CHL, Atlético-GO, Univ. Católica-CHL, Palmeiras, Fluminense e Internacional), com oito gols marcados ao todo.
O próprio atacante argentino só havia estabelecido essa marca apenas uma outra vez, logo no começo da passagem dele pelo clube, em 2016, entre 5 e 21 de abril (Trujillanos-VEN, River Plate-ARG, Osasco Audax e The Strongest-BOL), com oito gols marcados nessas partidas.
Jogos consecutivos invicto
O São Paulo chegou a seis partidas sem perder, com cinco vitórias e um empate. É a 17ª sequência do tipo nesta década, sendo a nona maior e a primeira desde julho/agosto de 2025.
As maiores séries no período foram de 15 jogos invicto, entre abril e junho de 2022 (perdendo a série para o Botafogo); 14 jogos entre abril e maio de 2021 (caindo frente ao Racing-ARG); e 13 jogos entre abril e junho de 2024 (finalizada para o Cuiabá).
Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah