Calendário 17/09/2010 - 00:00

Depois de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, o São Paulo tentará sua reabilitação dentro do torneio no clássico do próximo domingo contra o Palmeiras, no Pacaembu. Além da reação, o Tricolor Paulista poderá chegar a uma marca história caso seja o vencedor do Choque-Rei.


Na história geral do confronto, o São Paulo já venceu 99 duelos. Destes, 45 foram no Morumbi, oito no Palestra Itália, 14 no Pacaembu, palco do jogo de domingo. Pelo Brasileirão, o Tricolor atingiu oito vitórias em 47 clássicos diante da equipe alviverde. No primeiro turno deste ano, Fernandão (foto) marcou o gol do triunfo são-paulino.


Para os torcedores são-paulinos, o ponto alto desta rivalidade aconteceu em 2005 e 2006. No primeiro ano, com duas vitórias, o Tricolor passou pelo rival nas oitavas de final da Libertadores. Feito que se repetiu no ano seguinte. No entanto, desta vez, após empate no Palestra Itália, o São Paulo avançou depois de triunfo por 2 a 1, dentro de casa.


A partida deste domingo será ainda mais importante, já que as equipes estão próximas na tabela de classificação. O Palmeiras é o 11˚, com 29 pontos, enquanto o São Paulo é o 12˚, com 28. O técnico Sérgio Baresi quer o time muito concentrado para conseguir os três pontos e subir na tabela de classificação.


“Estamos trabalhando sempre da mesma forma, não mudamos nada. Passamos por um momento difícil antes e estamos passando agora. O jogo de domingo é decisivo dentro da classificação do Brasileiro. E tudo poderá acontecer”, explicou o comandante são-paulino.


 


Relembre grandes vitórias sobre o Palmeiras:


MAIOR GOLEADA


A maior goleada deste clássico paulista aconteceu em 1939. E o responsável por isso foi o Tricolor Paulista. Na oportunidade, o São Paulo atropelou o rival e venceu por 6 a 0. Elyseo, Paulo e Araken marcaram. Mas o grande destaque foi Armandinho, com três gols na partida.


CAMPEÃO PAULISTA


Em 1981, quando se consagrou campeão paulista daquele ano, o São Paulo encontrou o Palmeiras pela frente. Com dois gols, um de calcanhar, de Mário Sérgio, o destaque da partida, o Tricolor goleou novamente por 6 a 2.  Éverton, Serginho, Renato e Paulo César completaram o placar.


DEPOIS DO MUNDIAL


Entre as duas partidas da final do Campeonato Paulista de 1992, o São Paulo disputou e venceu a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona. No primeiro jogo contra o rival paulista, vitória por 4 a 2. Após a viagem ao Japão, nova triunfo, desta vez por 2 a 1.


PACAEMBU


A última vitória do São Paulo diante do rival no Pacaembu, palco do jogo de domingo, foi em 1997. Na ocasião, o time comandado por Dário Pereyra venceu por 4 a 2. Dodô, duas vezes, Aristizábal e Luís Carlos balançaram as redes no clássico paulista.


LIBERTADORES 2005


No ano em que conquistou o tricampeonato da competição continental, o São Paulo enfrentou o Palmeiras pelas oitavas de final. Na partida de ida, no Palestra Itália, Cicinho fez o gol da vitória por 2 a 1. Já no Morumbi, Rogério Ceni e novamente Cicinho garantiram o triunfo por 2 a 0.


DOBRADINHA


Na Libertadores de 2006, os rivais foram novamente adversários. Pela mesma fase do ano interior, o São Paulo venceu o jogo da volta, no Morumbi, por 2 a 1 e se garantiu nas quartas de final. Naquele jogo, Aloísio e Rogério Ceni fizeram os gols são-paulinos da partida.


 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário