O jogo-treino contra o Oeste (3 x 0) no último sábado (6), em Cotia, proporcionou aos recém-contratados Edimar, Jucilei, Thomaz, Morato e Lucas Pratto a oportunidade de conhecer o Centro de Atletas Laudo Natel. A casa das categorias de base do clube impressionou os ‘estreantes’, que elogiaram o trabalho desenvolvido com a garotada tricolor.
“A estrutura do CFA é espetacular, muito interessante. O local tem de tudo e não faltam opções aos atletas, que crescem com totais condições de desenvolver o trabalho da melhor maneira possível. A base está bem servida e por isso o clube forma grandes jogadores. A estrutura proporciona isso e acredito que o São Paulo seguirá com frutos da base”, afirmou Edimar.
Desde sua inauguração, o CFA passa por um permanente processo de melhorias. Localizado a cerca de 30 quilômetros da capital paulista, o local conta com invejável estrutura esportiva, educacional e administrativa. As modernas instalações aproveitam a natureza e geografia do terreno, criando um ambiente altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade para os jovens que sonham em seguir carreira no esporte.
Inaugurado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa em 16 de julho de 2005 – ano de ouro do São Paulo FC neste século – o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel é mais uma iniciativa pioneira do Tricolor em sua constante busca pela excelência. Erguido em um amplo terreno de 220 mil metros quadrados, o centro é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento.
No CFA treinam as categorias infantil, juvenil e júnior do Tricolor. Todos os atletas da base são-paulina recebem acompanhamento não apenas esportivo mas também pedagógico, médico e odontológico. Além disso, o São Paulo mantém convênios com escolas da região, garantindo o acesso dos jovens à educação e acompanhando o desempenho escolar de cada atleta, que tem à sua disposição atendimento individualizado e aulas de reforço.
“Sempre ouvi boas referências sobre o CFA, e a estrutura é realmente monstruosa. O trabalho desenvolvido em Cotia é bem feito, e foi um prazer imenso ver isso de perto. A garotada tem a oportunidade de crescer e seguir em busca do sonho de chegar ao elenco principal. Pudemos complementar a nossa preparação da intertemporada em Cotia, com um jogo-treino importante, e conhecemos melhor o trabalho desenvolvido na base”, acrescentou Jucilei.
Vale lembrar que Morato e Thomaz foram revelados nas categorias de base do clube, mas antes da inauguração do CFA.