Regularizado após conseguir a liberação contratual de seu ex-clube, o Dnipro-UCR, e à disposição depois de se recuperar de uma lesão no joelho, o zagueiro Douglas está pronto para estrear pelo Tricolor e realizar um sonho de infância: defender o clube do coração. São-paulino desde a infância, o jogador está à disposição do técnico Ricardo Gomes e poderá reforçar a equipe na sequência da temporada.
Revelado nas categorias de base do Juventude, Douglas se destacou no futebol brasileiro pelo Vasco. Após deixar o clube gaúcho, o jogador seguiu para o América-RN e despertou o interesse dos cariocas, que acertaram a sua chegada em 2010. No cruzmaltino, formou uma vitoriosa e sólida dupla de zaga com Dedé. Conquistou o título da Copa do Brasil de 2011 e ficou com o segundo lugar no Campeonato Brasileiro do mesmo ano, sob o comando de Ricardo Gomes.
As seguras exibições do marcador despertaram o interesse do Dnipro, da Ucrânia, que o contratou em 2013. No Velho Continente, o zagueiro também manteve a sua regularidade e foi uma das grandes armas da equipe ucraniana, que na temporada 2014/15 chegou até a decisão da Liga Europa, mas acabou com o vice-campeonato – o Sevilla, da Espanha, ergueu o troféu. O defensor foi um dos destaques da competição continental, sendo eleito para a seleção do torneio ao lado de grandes nomes como Gonzalo Higuaín e Raúl Albiol, ambos do Napoli-ITA.
Com contrato válido pelas próximas duas temporadas, o atleta não esconde a sua ansiedade de poder estrear pelo clube. “Estou muito feliz com esta oportunidade na minha carreira. Espero ter uma passagem vitoriosa pelo São Paulo, porque é um clube que está acostumado com títulos. Quero fazer parte desta história. Sou são-paulino desde pequeno, e hoje realizo o meu sonho de infância. Quando era criança, acompanhava todos os jogos, torcia bastante e ia ao Morumbi com meu pai. Lembro que meu primeiro jogo no Morumbi foi contra o Vasco. Por isso fico ainda mais feliz de ter esta oportunidade agora”, afirma o jogador, que seguiu os passos do tio Luís.
“Meu tio é são-paulino fanático. Essa influência vem dele (risos), porque desde pequeno me incentivava a torcer. Ele estava sempre na minha casa e não perdia um jogo do São Paulo. O jogo mais marcante na minha infância como torcedor foi, sem dúvida, a final do Mundial de 2005, contra o Liverpool. Aquela partida foi marcante”, recorda o novo camisa 16 do Tricolor, que terá a oportunidade de ser comandado novamente com o técnico Ricardo Gomes.
“Fiquei muito feliz em poder reencontrar o professor Ricardo, que é um grande profissional e excelente pessoa. Poder voltar a trabalhar com ele é uma grande satisfação, quero aproveitar e procurar absorver tudo que ele passar para nós. Tenho certeza que cresceremos muito com o trabalho que ele vem desenvolvendo”, finalizou Douglas.
DOUGLAS
Nome completo: Douglas Silva Bacelar
Data de nascimento: 04/04/1990 (26 anos)
Local de nascimento: São Paulo-SP
Posição: zagueiro
Altura: 1m90
Peso: 91kg
Clubes: Juventude (2008-10), América-RN (10), Vasco da Gama (10-13), Dnipro-UCR (13-16) e São Paulo (desde 2016)
Títulos: Copa do Brasil (2011), Vice-campeão Brasileiro (2011) e Vice-campeão da Liga Europa (2014/15)
Prêmios: Seleção da Liga Europa (2014/15)