Calendário 30/09/2009 - 00:00


O projeto paulista para os jogos da FIFA foi apresentado à imprensa na tarde desta quarta-feira (30), na sede do Comitê Executivo Paulista para a Copa do Mundo de 2014, em São Paulo.


A apresentação foi comandada por Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris e coordenador do Comitê, e contou com as intervenções de Raquel Verdenacci, diretora de ações estratégicas da São Paulo Turismo, Pedro Benvenuto, coordenador da Secretaria Estadual de Planejamento, Adalberto Baptista e José Francisco Manssur, membros do Comitê Executivo Morumbi 2014, além de Ruy Ohtake e Ralf Amann, arquiteto do escritório alemão GMP (Gerkan Marg und Partner), responsáveis pelo projeto do novo Morumbi.



Foram expostos os planos de investimento em diversas áreas. Na infraestrutura urbana, atenção especial às questões relacionadas à mobilidade, com destaque para a chamada Linha Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação São Paulo – Morumbi do Metrô.


O encontro serviu também para a divulgação das primeiras imagens do atual estágio do projeto do novo Morumbi. O projeto vem sendo aperfeiçoado, já com a consultoria da GMP, conforme as recomendações recebidas nas reuniões periódicas com a FIFA. Uma nova cobertura foi projetada, as questões relacionadas à vila de hospitalidade e ao TV Compound foram equacionadas, entre outras alterações.


“Este é um processo dinâmico, não um processo estático. É normal que apresentemos o projeto e alterações sejam pedidas. Nas outras Copas em que trabalhamos o processo foi assim, também”, afirmou o alemão Ralf Amann, arquiteto da GMP. O escritório de arquitetura é responsável por obras como a reforma do Estádio Olímpico de Berlim, utilizado na Copa da Alemanha, e a construção do Estádio de Durban, um dos palcos da Copa de 2010, na África do Sul.


Ao final do encontro, Caio Carvalho reiterou a escolha do Morumbi como palco paulista da Copa do Mundo, reafirmando o compromisso de responsabilidade que pauta o trabalho do projeto paulista para 2014. Carvalho também mostrou-se confiante quanto à escolha da cidade para o jogo de abertura do evento, lembrando que a infraestrutura de São Paulo certamente pesará a seu favor.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário