Na noite última quarta-feira, dia 18 de janeiro, a Seleção Brasileira estreou no Sul-Americano Sub-20, em Riobamba, no Equador. Com dois jogadores são-paulinos, o zagueiro Lyanco e o atacante David Neres, como titulares, e o goleiro Lucas Perri no banco de reservas, os comandados de Rogério Micale venceram por 1 a 0.
Jogando no Estádio Olímpico de Riobamba, o Brasil teve de encarar os donos da casa e a torcida contra logo na primeira partida. Micale, após bom período de treino, nos meses de dezembro e janeiro, escalou a Seleção com Caique, Dodô, Lyanco, Léo Santos e Guilherme Arana; Caio, Douglas Luis e Lucas Paquetá; David Neres, Felipe Vizeu e Richarlison.
Em jogo de muita marcação e faltas, o placar não saiu do zero a zero no primeiro tempo. Com apenas 50 segundos do segundo tempo, Vargas, do Equador, foi expulso, deixando o Brasil com um jogador a mais e o clima tenso na partida, com discussões e novas faltas duras.
Aos 7 minutos, após lançamento preciso de Lyanco, ainda do campo de defesa, Richarlison dominou na área e encontrou, de primeira, Felipe Vizeu, que abriu o placar, 1 a 0. Apesar da vantagem numérica em campo, a Seleção não criou grandes oportunidades, apenas administrando o resultado favorável e superando a falta de ar pela altitude.
O Brasil está no Grupo A junto com Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Na primeira rodada, enquanto o Chile foi a equipe que descansou, Colômbia e Paraguai empataram em 1 a 1, deixando o Brasil na liderança do grupo.