São Paulo F.C



Dia Internacional da Síndrome de Down - O SPFC se importa

É sempre tempo do São Paulo Futebol Clube pensar em seu papel na sociedade e agir de acordo com o entendimento de que, para além do jogo, o futebol possa ser um poderoso agente de transformação social. Pensando nisso, sempre nos perguntamos se estamos cumprindo com esse dever, intrínseco a uma instituição no nosso porte.

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Mais que uma data de conscientização, é necessário enxergar o contexto como um momento de reflexão a respeito do que se faz para promover a inclusão, não apenas dos que são down, mas de outras deficiências intelectuais e motoras. E para que exista a inclusão, é necessário um passo anterior: a oportunidade.

Pensamos em como poderíamos dar oportunidade e gerar visibilidade para a causa e foi assim que encontramos o projeto Galera do Click, que nasceu em 2013 com a missão de promover o convívio de jovens com deficiência intelectual e a quebra do preconceito. No projeto, idealizado e desenvolvido pela fotógrafa Sandra Reis - que também é mãe de down - são ministradas aulas de fotografia com o objetivo de profissionalização e inserção no mercado de trabalho e oficinas de esportes. Hoje, o projeto atende mais de 60 alunos e além de Sandra, conta com outros cinco professores voluntários.

Para que o conhecimento e aprendizado da fotografia seja ainda mais rico e abrangente para eles, conseguimos, com o apoio da Federação Paulista de Futebol, montar uma aula de fotografia dentro de campo, durante a partida contra o São Caetano, pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista, realizada na noite de terça-feira (20).  Um dos professores voluntários do projeto, Caio Toledo,  pode ensinar para dois de seus alunos, o Fernando e o João Marcelo, os macetes da fotografia esportiva. Tão importante quanto o aprendizado, eles tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de trabalhar em campo igualmente como os profissionais da imprensa.

E não para por aí: o São Paulo se compromete a tornar essa experiência uma prática comum em dias de jogos e eventos, abrindo sempre o nosso estádio para que ele se torne a sala de aula da fotografia esportiva.

Quem quiser saber mais sobre o projeto Galera do Click, acesse o site http://galeradoclick.org/. E se você também tem uma oportunidade para eles, entre em contato com a Sandra, idealizadora do projeto, pelo e-mail galeradoclick.photos@gmail.com.

*Todas as imagens dessa galeria foram tiradas por eles