São Paulo F.C



Brasileirão: o grande "fornecedor" de Rogério Ceni

Dos 100 gols do goleiro, 47 aconteceram no principal torneio nacional do país

Ceni_comemora_009.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net - Ceni se prepara para mais um gol na carreira

Com 422 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni se especializou em marcar gols nesta competição. Foram 47 desde seu primeiro, em 13 de setembro de 1997, no empate em 2 a 2 com o Botafogo-RJ, após cobrança de falta em cima do goleiro Wagner. De lá pra cá, 25 gols de falta, 21 de pênalti e um único gol com a bola rolando (em jogada ensaiada).

O ápice do Capitão no Campeonato foi em 2005, quando marcou 10 gols somente naquela temporada, se tornando o vice-artilheiro do time no certame, atrás de Amoroso, com 11. Feito considerável por si só, mas também pelo fato de que, devido a concentração para o Mundial Interclubes, boa parte do campeonato foi relegado ao segundo plano.

Embora se destaque preponderantemente no Brasileirão, Rogério se consagra também em outras competições. Dois grandes feitos ilustram bem seu desempenho incomparável para qualquer goleiro.

No Campeonato Paulista de 2000, se tornou o primeiro goleiro na história a marcar um gol de falta em partida de final de campeonato, no empate em 2 a 2 contra o Santos (em cima do goleiro Carlos Germano), que rendeu o São Paulo a conquista de seu 20º título estadual.

Em 2005, o camisa 01 foi o artilheiro do São Paulo na conquista do tricampeonato da Taça Libertadores da América, com 5 gols marcados (ao lado do atacante Luizão). Contra o Tigres, do México, inclusive, marcou 2 gols de falta. Naquela partida perdeu um pênalti. Por pouco não se tornou o artilheiro do Tricolor no torneio... Todavia, hoje Rogério Ceni é o maior goleador da história do São Paulo na competição, com 11 gols, superando gênios da bola como Pedro Rocha, Müller e Palhinha.

No fim das contas, não importa a competição. Rogério Ceni sempre será um destaque natural e seus gols sua marca registrada.

Gols por competições:

Campeonato Brasileiro: 47

Campeonato Paulista: 29

Libertadores da América: 11

Torneio Rio-São Paulo: 3

Copa do Brasil: 2

Copa dos Campeões: 1

Copa Mercosul: 1

Copa Sulamericana: 1

Mundial Interclubes: 1

Amistoso: 1

Torneio Constantino Cury: 1