São Paulo F.C



Equilíbrio histórico no duelo entre São Paulo e Atlético-MG

Pelo Campeonato Brasileiro, equipes ficaram frente a frente 56 vezes, com 20 vitórias para cada lado

final do brasileiro de 1977 2.jpg

Por Arquivo Histórico do São Paulo FC

Adversários na noite deste sábado (5), no retorno do Tricolor ao Morumbi após dois jogos como visitante, São Paulo e Atlético-MG têm um equilíbrio histórico no Campeonato Brasileiro. O retrospecto entre os clubes, que se enfrentarão pela quarta rodada da competição nacional, está empatado: 20 vitórias para cada lado no torneio, em 56 jogos, além de 16 empates.

>COMPRE SEU INGRESSO!

Hexacampeão brasileiro, o Tricolor escreveu o primeiro capítulo de sua vitoriosa história na competição nacional, em 1977, justamente diante dos atleticanos. No dia 5 de março de 1978, os times duelaram no Mineirão fervendo com 102.974 pessoas e os mineiros decidindo o título em sua casa - jogo único -, pelo fato de ter melhor campanha nas fases anteriores.

No tempo normal, 0 a 0. Pênaltis. De virada nas penalidades máximas, o São Paulo derrotou o rival com grande atuação de Waldir Peres e escreveu a primeira de muitas conquistas nacionais de um dos maiores campeões da história! Um bom retrospecto para aquele que largara como zebra... Uma zebra tricolor.

Na história do confronto entre os clubes, que ficaram frente a frente pela primeira vez em 1943 – triunfo são-paulino por 3 a 1 -, os paulistas levam ligeira vantagem. Em 95 partidas, foram 34 vitórias, 29 empates e 32 derrotas, com 134 gols marcados e 117 sofridos.

O último compromisso entre as equipes foi na disputa do Campeonato Brasileiro de 2017, na Arena Independência. Na ocasião, com gol de Fábio Santos em cobrança de pênalti, o Atlético-MG venceu por 1 a 0.

No jogo deste final de semana, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, estarão em disputa os três pontos e o topo da tabela: com cinco pontos, o Tricolor ocupa a sétima colocação e terá pela frente um rival que está no quarto lugar, com seis pontos ganhos.