São Paulo F.C



Tricolor defende invencibilidade diante dos peruanos

São Paulo jamais foi derrotado por uma equipe do Peru, como o Cesar Vallejo, que enfrentará o time brasileiro na Libertadores

Lance_Hernanes_004.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Na noite da última terça-feira (22), no Paraguai, a CONMEBOL realizou o sorteio para definir os confrontos e grupos da Libertadores da América de 2016, e assim definiu que o Cesar Vallejo-PER será o adversário do Tricolor na primeira fase da competição continental. E os números mostram que o duelo com os peruanos é favorável ao São Paulo, que em toda a sua história jamais foi derrotado por um clube do país vizinho.

Em 24 confrontos contra times do Peru, foram 17 vitórias e sete empates - o sistema ofensivo balançou as redes 54 vezes, enquanto a defesa sofreu 19 gols. Pela Libertadores da América, competição que colocará as equipes frente a frente no início da próxima temporada, o retrospecto também é animador: oito vitórias em dez jogos, além de dois empates - 21 gols anotados e apenas três sofridos.

O último embate entre são-paulinos e peruanos foi em 2010. Na ocasião, o Tricolor encarou o Universitário pelas oitavas de final da Libertadores. No jogo de ida, em Lima, empate sem gols. Na volta, no Morumbi, apesar de insistir o jogo inteiro, o São Paulo não conseguiu evitar que a decisão fosse para as penalidades máximas após novo empate sem que as redes balançassem. Então, nos pênaltis, os brasileiros avançaram no torneio.

Vale lembrar que por ter ficado com o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de 2015, o Tricolor terá que disputar um lugar na fase de grupos diante dos peruanos. O vencedor, seguindo o sorteio, integrará a Chave 1, que conta com River Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Trujillanos (Venezuela).

A primeira fase do torneio continental será disputada entre os dias 2 e 11 de fevereiro. O primeiro duelo entre São Paulo e Cesar Vallejo será no Peru, enquanto a decisão será disputada no Brasil. Já a fase de grupos começará na semana seguinte, a partir do dia 17. Por conta da Copa América Centenário, a Libertadores vai parar em 18 de maio, e voltará somente no dia 6 de julho, já na semifinal. As finais estão marcadas para os dias 20 e 27 de julho.