São Paulo F.C



Morumbi recebe abertura da Copa América com vitória brasileira

Brasil vence a Bolívia por 3 a 0 no primeiro jogo da competição na casa são-paulina e estabelece recordes

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo sediou, na noite desta sexta-feira (14), a abertura da Copa América 2019, com o jogo da Seleção Brasileira contra a Bolívia. Os brasileiros venceram por 3 a 0, gols de Philippe Coutinho (2) e Everton. E o Morumbi, que ganhou várias melhorias técnicas e estruturais – como novos telões, sistema de iluminação e vestiários – recebeu um grande público:  47.260 torcedores.

Às 21h10, começou a cerimônia de abertura, que prestigiou a cultura e história dos países participantes da competição, contando ainda com a dupla brasileira/colombiana Léo Santana e Karol G, que cantaram a música tema da Copa. A bola do jogo foi conduzida e entregue, simbolicamente, por uma criança de cada nação do continente.

O Brasil entrou em campo com um uniforme branco (antigo conjunto oficial da Seleção entre 1914 e 1950), como homenagem à conquista do primeiro título oficial do país, que completa 100 anos neste ano: o Campeonato Sul-Americano de 1919, que foi comandado por um dos, posteriormente, maiores craques da história do São Paulo: Friedenreich.

A bola rolou, 21h30, com os ex-tricolores Casemiro e David Neres entre os titulares do selecionado canarinho. Miranda e Militão, também com passagens pelo clube, ficaram no banco de reservas. O primeiro tempo, amarrado e com poucas oportunidades de gol, terminou 0 a 0.

Logo no começo da segunda etapa, aos cinco minutos, o Brasil abriu o placar com Philippe Coutinho, de pênalti. Pouco depois, novamente Coutinho balançou as redes, agora de cabeça, depois de cruzamento de Firmino: 2 a 0. Faltando seis minutos para o fim do jogo, Everton fez um golaço de fora da área, definindo o placar: 3 a 0.

Com o resultado, o Brasil alcançou a 100ª vitória da história da Seleção na Copa América. Agora, o cartel do time canarinho é de 179 jogos, 100 vitórias, 35 empates, 44 derrotas; 408 gols marcados e 200 sofridos.

Outro recorde estabelecido com a partida foi o de renda bruta em jogos de futebol no Brasil: R$ 22.476.630,00 (com a consideração de que as partidas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 não tiveram dados divulgados).

O Morumbi volta a abrigar uma partida da Copa América no próximo dia 17, segunda-feira (20h), com o confronto entre japoneses e chilenos. Por fim, o último jogo da competição na casa são-paulina será dia 19 (quarta-feira, 18h30): Colômbia x Catar.

 

BRASIL 3 X 0 BOLÍVIA
Copa América 2019 - 1ª rodada
Local: Morumbi, em São Paulo (SP) 
Horário: 21h30 (Brasília)

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Fernandinho e Philippe Coutinho; David Neres (Éverton), Richarlison (Willian) e Roberto Firmino (Gabriel Jesus). Técnico: Tite. 

Gols: Philippe Coutinho aos 5 minutos e aos 7 do 2º tempo; Éverton aos 39 do 2º 

Bolívia: Lampe, Diego Bejarano, Haquin, Jusino e Marvin Bejarano; Justiniano, Saucedo (Wayar), Castro (Ramiro Vaca) e Saavedra (Vaca); Chumacero e Marcelo Moreno. Técnico: Eduardo Villegas.

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernán Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)
VAR: Patricio Loustau, Fernando Rapallini, Ezequiel Brailovsky e Pablo Silva (todos da Argentina) 
Cartões amarelos: Saucedo (Bolívia); Philippe Coutinho (Brasil) 
Público: 46.342 pagantes e 47.260 presentes
Renda: R$ 22.476.630,00