São Paulo F.C



Morumbi: um palco em constante evolução

Casa do Tricolor abre a Copa América recheada de modernizações importantes

Brasil e Bolívia dão nesta sexta-feira (14) o pontapé inicial da Copa América no estádio do Morumbi, que ainda receberá mais dois confrontos na primeira fase - Japão x Chile, no dia 17, e Colômbia x Qatar, dia 19. A participação da casa do São Paulo se encerrará na primeira fase, mas o legado da competição já está marcado de forma definitiva. Liderada pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, a diretoria trabalhou intensamente para modernizar o estádio Tricolor, que recebeu uma série de melhorias significativas nos últimos meses.

As mais visíveis certamente são as obras de grande porte, como a reforma e modernização dos vestiários, que passaram de 110 metros quadrados para 200 metros quadrados e oferecem muito mais conforto aos atletas, a construção do novo túnel de acesso ao gramado, agora com oito metros de largura (quase quatro vezes maior que o antigo), os novos refletores que aumentaram em mais de três vezes a capacidade de iluminação e ainda proporcionam uma economia de quase 40% no consumo de energia, e os telões de mais de 154 metros quadrados recém instalados, que proporcionarão à torcida uma nova forma de acompanhar as partidas.

Mas a diretoria também trabalhou em melhorias e inovações que por vezes podem passar quase imperceptíveis aos olhos do torcedor, mas fazem uma enorme diferença. A maior delas certamente é a reformulação do Centro de Controle Operacional (CCO), local responsável por fazer todo o monitoramento do estádio. Foram instaladas 300 novas câmeras de alta definição em todos os pavimentos do estádio e perímetro externo. Entre esses equipamentos estão câmeras para reconhecimento facial e dispositivos 360 graus nas rampas de acesso e áreas de catraca. Além de ter eliminado todos os pontos cegos de observação do estádio, a central ainda contará com um software de inteligência artificial capaz de contar o número de torcedores em determinado setor, identificar se peças foram removidas do lugar entre outras possibilidades.

"O estádio do Morumbi é e sempre será um motivo de enorme orgulho para o são-paulino e cabe a nós fazermos os ajustes necessários para que ele continue oferecendo o máximo de conforto e segurança aos torcedores. Promovemos uma série de melhorias importantes para garantir que a experiência do são-paulino seja sempre a melhor possível e tenho segurança em dizer que nossa casa está em sintonia com o que há de mais moderno em termos de arenas", avalia o Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.

A infraestrutura geral do Morumbi também passa por melhorias. O estádio agora conta com 22 novos banheiros especialmente projetados para pessoas com deficiência e a diretoria irá instalar dois novos elevadores - um no portão 4 e um no portão 17, sem contar um recém-instalado na área das tribunas - para melhorar a acessibilidade. Já os 21 banheiros do setor de arquibancada estão passando por melhorias: sete já foram arrumados, outros sete estão passando por intervenções e os demais serão melhorados após a competição continental. A rede grátis de wi-fi também foi aprimorada: agora o Morumbi comporta até 30 mil acessos simultâneos sem perda de banda de internet.

"O torcedor muitas vezes acaba só percebendo as grandes obras, como os telões e os refletores, mas essas intervenções menos perceptíveis são tão ou até mais importantes para melhorar o conforto de todos no estádio. Vamos continuar trabalhando para que vir ao Morumbi seja sempre um programa agradável para nossos torcedores", ponderou o Diretor Executivo de Infraestrutura, Eduardo Rebouças.

Tantas inovações também trouxeram benefícios ao estádio, que ganhou dois novos camarotes corporativos e terá sua rede de serviços melhorada com a chegada de uma churrascaria e um novo bar, que já estão sendo construídos e ficarão prontos no segundo semestre. Além disso, cinco empresas renovaram os contratos de camarote, comprovando que a força do Morumbi como ferramenta de comunicação e negócios.

"Os investimentos em melhorias também despertam o interesse nas empresas em investir para fazer parte disso. Também complementamos as opções gastronômicas com a chegada de dois novos estabelecimentos que vão agregar mais valor ao Concept Hall. É um esforço contínuo e os são-paulinos podem ter certeza de que nosso estádio será sempre tratado com todo cuidado e carinho", afirmou o Diretor Executivo de Estádio, Rafael Palma.