São Paulo F.C



Um outro aspecto do Morumbi: o poliesportivo

Quando o Estádio Cícero Pompeu de Toledo foi palco de vôlei, basquete, ciclismo, rúgbi...

Nestes 57 anos desde a inauguração do Morumbi, o estádio são-paulino já abrigou mais de 2291 jogos (não só do próprio time) e também 164 apresentações musicais. O que poucos sabem é que a casa do Tricolor também foi sede de eventos, digamos, muito alternativos a realidade de um estádio de futebol.

Em 20 de novembro de 1984, o Morumbi recebeu um destes bem peculiares. Na casa do Tricolor, as seleções do Brasil e dos Estados Unidos se enfrentaram em um jogo de...

 

VOLEIBOL

Apesar da chuva intermitente (uma quadra de vôlei molhada!), 43.030 torcedores foram ao estádio ver a Seleção Brasileira vencer a norte-americana por 3 sets a 0 (15x6, 15x10 e 15x9, em 1h20 de disputa). Foi o primeiro jogo entre as duas equipes depois da final dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, na qual o Brasil ficou com a medalha de prata. 

A revanche nesse "Desafio Olímpico", como a partida foi promovida, foi a primeira de uma série de quatro embates contra os estrangeiros. As seguintes se deram no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. O Morumbi hospedar um jogo de vôlei foi uma tentativa da CBV de quebrar o recorde de público de um esporte amador no Brasil. Graças a chuva, isso ficou longe de ocorrer.

 

BASQUETE E CICLISMO

Na preliminar do evento de voleibol, como se a curiosidade já não fosse bastante, aconteceu uma partida de basquete na mesma quadra montada no gramado. Paulistas e cariocas se enfrentaram e os visitantes venceram por 77 a 75. 

Não ficou por aí: também teve ciclismo! A Volta de Ciclismo Estilo Australiano, realizada na pista de atletismo do estádio são-paulino, contou com 22 ciclistas e teve como vencedor Jair Braga, da Caloi, Antônio Hunger, de Santa Catarina, na segunda posição e José Roberto Secco, do Pirelli, em terceiro lugar.  

 

RÚGBI TAMBÉM

Um ano antes, o estádio do Tricolor recebeu empolgantes partidas de um esporte pouco conhecido entre os torcedores, mas que chegou a angariar títulos para o clube: o rúgbi. No dia 15 de março de 1983, o São Paulo venceu a equipe de Mauá por 16 a 12 em um jogo-treino, inaugurando o esporte neste gramado. Ao longo daquela temporada, os atletas da modalidade utilizaram a casa do futebol mais algumas vezes e chegaram, até mesmo, a jogar oficialmente em preliminares do time de Oscar e Darío Pereyra. 

A primeira vez, desta maneira, se deu em 1º de abril (não é mentira) de 1984, com a realização da Copa Itaú, valendo o título entre o Tricolor e o time do Nippon Country Club. Essa decisão foi preliminar de São Paulo e Bahia, jogo do Campeonato Brasileiro. Durante o confronto de rúgbi, o Morumbi recebeu cerca de 15 mil torcedores, mas o jogo, em si, foi acompanhado por mais de três milhões de pessoas, pois fora transmitido pela TV Bandeirantes para todo Brasil (com audiência de 11,5% em São Paulo). Os são-paulinos levaram o caneco ao vencerem por 10 a 9. No jogo de fundo, outra vitória 2 a 0! 

 

E, CLARO, ATLETISMO

O Morumbi é bem conhecido pelas raias de corrida em volta do gramado - que aliás, oficialmente é denominada "Pista de Atletismo Ewald Gomes da Silva". Contudo, o estádio quase nunca sediou eventos desse esporte devido a uma mudança nos padrões regulamentares das pistas, ocorrida após a finalização desta. 

Ainda assim, antes mesmo do Morumbi ser oficialmente inaugurado, os tricolores puderam presenciar atletas competindo. Foi no dia 25 de janeiro de 1956, como parte das solenidades que o Tricolor organizou para o aniversário do clube e como batismo do estádio. No dia anterior, o Conselho Deliberativo havia aprovado o nome oficial: Estádio Cícero Pompeu de Toledo.