São Paulo F.C



Reforma do gramado é estendida, e Choque-Rei será no Pacaembu

Ajustes no sistema de drenagem do gramado seguem em curso; sistema terá novas intervenções durante o mês de março

8K1A9514.jpg

Por Igor Amorim / saopaulofc.net

A maior reforma do campo do Estádio do Morumbi em 20 anos continua, e as intervenções avançarão por todo o mês de março. Como previsto, não houve danos ao novo gramado durante os shows realizados em fevereiro, mas os trabalhos para a finalização e aperfeiçoamento do sistema de drenagem tiveram seu prazo estendido. 

"Embora o campo já tenha boas condições de jogo, optamos por finalizar todas as etapas da obra antes do clube voltar a mandar jogos no estádio. A grama está perfeita, mas as chuvas constantes têm atrasado a realização desses ajustes que são necessários em determinados pontos do gramado", explica Tércio Molica, diretor de manutenção do Tricolor. 

Assim, o clássico contra o Palmeiras, no próximo dia 13, anteriormente previsto para o Morumbi, será realizado no Pacaembu, bem como os demais jogos deste mês.  A venda de ingressos para São Paulo x Palmeiras terá início nos próximos dias, com o período exclusivo de pré-venda para Sócios Torcedores conforme prioridade de cada plano. 

SOBRE A REFORMA

O São Paulo Futebol Clube iniciou, em dezembro de 2015, a maior reforma do Morumbi nos últimos 20 anos. Para receber os jogos do Tricolor na temporada 2016 toda a grama anterior foi retirada, o campo passou por terraplanagem e em seguida foi plantada a grama Bermuda Celebration - a mesma dos estádios que receberam a maior competição de futebol do mundo, e que substituiu a Esmeralda.

Para garantir mais perfeição nas obras, o terreno foi nivelado por uma máquina com a utilização de laser. Um trator percorreu todo o espaço onde o novo gramado foi plantado com uma peça metálica acoplada a um trator que nivelava automaticamente cada ponto do solo.

Além disso, entre as novidades, estão as substituições das traves, que agora são no padrão FIFA, e o ajuste no tamanho do gramado. Anteriormente, o campo do Morumbi media 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. Após as obras, porém, foi adotado o padrão FIFA - o mesmo utilizado nas arenas construídas e modernizadas para a disputa da Copa do Mundo de 2014 -, e o campo tem agora 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, com uma nova demarcação de linhas do campo utilizando um novo sistema e um material mais moderno.