São Paulo F.C



"É uma reforma completa"

Andamento da reforma está como o previsto e em breve grama Bermuda Celebration será plantada

A maior reforma do Morumbi nos últimos 20 anos segue intensa. Como parte dos preparativos para receber os jogos do Tricolor na temporada 2016, toda a grama já foi retirada e nesta semana o trabalho de manutenção iniciou a terraplanagem do campo. Um dos responsáveis pela obra, o engenheiro Walter Follador afirma que o andamento da reforma está como o previsto e em breve grama Bermuda Celebration - a mesma dos estádios que receberam a maior competição de futebol do mundo, e que substituirão a Esmeralda - será plantada.

"É uma reforma completa. Removemos toda a grama antiga, que estava há mais de 20 anos, e rebaixamos o centro do campo. Fizemos a terraplanagem e, agora, faremos mais de mil brocas com dois metros de profundidade, com pedra e areia, para melhorar ainda mais a drenagem do gramado. Depois, colocaremos uma camada de areia drenante, uma camada de material orgânico e por fim o plantio da grama Bermuda Celebration", explica.

Vale lembrar que tradicionalmente, ao término das temporadas, o clube promovia uma melhoria no campo. Desta vez, porém, a obra é mais abrangente e substituirá toda a estrutura do gramado para corrigir algumas imperfeições e render melhores condições de jogo. As perfurações farão com que a água escoa com mais facilidade em dias chuvosos, além de dar mais firmeza ao solo.

"Estamos finalizando a fundação das brocas, e depois colocaremos uma camada de areia. Conseguimos aproveitar estes últimos dias sem chuva e trouxemos funcionários do CT de Guarapiranga para ajudarem na obra. Assim, aproveitando o sol do horário de verão, conseguimos trabalhar até às 20h todos os dias para acelerar a reforma. Reforçamos o time e estamos cumprindo todos os prazos estipulados antes do início da obra", revela o diretor de manutenção do São Paulo, Tércio Bispo Molica.

Para garantir mais perfeição nas obras, o terreno está sendo nivelado por uma máquina com a utilização de laser. Um trator percorre todo o espaço onde o novo gramado será plantado com uma peça metálica acoplada ao trator, que nivela automaticamente cada ponto do solo. Um equipamento que dispara o laser indica o que a plaina deve fazer, onde deve acrescentar ou retirar areia, para que o piso fique plano.

Além disso, entre as novidades, estão as substituições das traves, que agora serão no padrão FIFA, e o ajuste no tamanho do gramado. Atualmente, o campo do Morumbi mede 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. Após as obras, porém, será adotado o padrão FIFA - o mesmo utilizado nas arenas construídas e modernizadas para a disputa da Copa do Mundo de 2014 -, e o campo terá 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, com uma nova demarcação de linhas do campo utilizando um novo sistema e um material mais moderno.

Confira as imagens!