São Paulo F.C



Campo do Morumbi tem a maior reforma em 20 anos

Troca do gramado, aperfeiçoamento da drenagem e uma série de novidades agitam obras no estádio

O elenco são-paulino está de férias e recarregando as baterias para iniciar a próxima temporada, mas o Morumbi segue agitado! Com o intuito de melhorar o gramado para receber a equipe em 2016, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo está em um minucioso processo de reforma. A obra, que começou na última segunda-feira (21), está a todo vapor e irá melhorar a drenagem e dará mais estabilidade ao campo.

Esta, aliás, é a maior reforma do gramado nos últimos 20 anos. Tradicionalmente, ao término das temporadas, o clube promovia uma melhoria no campo. Desta vez, porém, a obra é mais abrangente e substituirá toda a estrutura do gramado para corrigir algumas imperfeições e render melhores condições de jogo. Centenas de perfurações farão com que a água escoa com mais facilidade em dias chuvosos, além de dar mais firmeza ao solo.

"Vamos trocar toda a grama, diminuir a altura do gramado e aperfeiçoar os colchões, que é a região onde a grama é assentada. Há muito tempo o Morumbi não tinha uma reforma deste porte, neste nível. Ajustaremos as quedas do campo e corrigiremos algumas imperfeições", explica o diretor de manutenção do São Paulo, Tércio Bispo Molica.

Entre as novidades, estão as substituições das traves, que agora serão no padrão FIFA, e o ajuste no tamanho do gramado. Atualmente, o campo do Morumbi mede 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. Após as obras, porém, será adotado o padrão FIFA - o mesmo utilizado nas arenas construídas e modernizadas para a disputa da Copa do Mundo de 2014 -, e o campo terá 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

Além disso, um novo gramado será utilizado a partir de agora: a grama Bermuda Celebration, a mesma dos estádios que receberam a maior competição de futebol do mundo, e que substituirão a Esmeralda. "O São Paulo foi pioneiro quando plantou a grama Esmeralda no Morumbi. Mas, agora, utilizaremos a Bermuda Celebration. As obras estão no prazo estipulado e de acordo com o cronograma. As chuvas também têm cooperado bastante, já que tem chovido apenas no fim de tarde e isso facilita as atividades", finaliza Molica.

Confira as imagens da reforma!