São Paulo F.C



Zizinho: 100 anos

Um dos maiores da história do futebol brasileiro, Zizinho nasceu no dia 14 de setembro de 1921

O dia 14 de setembro de 2021 é especial para o futebol nacional: a data marca o centenário de um dos principais jogadores da história do esporte no Brasil. Zizinho completaria 100 anos nesta data e, para celebrar a vida do ídolo e homenagear a trajetória do atleta pelo Tricolor, o São Paulo publica um e-book especial com as principais passagens e informações do camisa 10 pelo clube.

Thomaz Soares da Silva, o Zizinho, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1921, e começou a carreira de meia-esquerda no Carioca SC, da cidade natal dele. Passou, depois, pelo Byron, também fluminense, onde jogou até 1939. Ainda nesse ano, alinhou-se no Flamengo ao lado de Leônidas da Silva. Conquistou pelo time rubro-negro o tricampeonato carioca de 1942 a 1944. Pela Seleção Brasileira, foi vice-campeão sul-americano 1945/46 e campeão do continente em 1949, além de vice-campeão da Copa do Mundo de 1950.

Transferiu-se para o Bangu no ano de 1951, em passagem que, curiosamente, rendeu-lhe a primeira camisa são-paulina, na famosa excursão à Europa do combinado SãoPaulo-Bangu. Por conta do talento que possuía, Zizinho era apelidado também de “Mestre Ziza”, “Monstro”, “Professor” e até “Sua Majestade” pela crônica esportiva carioca.

A relação duradoura de Zizinho com o Tricolor começou, efetivamente, ao longo da disputa do Campeonato Paulista de 1957. O elenco são-paulino comandado por Béla Guttmann era bom, como o próprio preparador, mas sempre que era necessária uma troca, uma alteração, as coisas desandavam. Havia algo, alguma engrenagem a ser encontrada para compensar esse fato. E essa peça seria Zizinho...

CONFIRA A HISTÓRIA COMPLETA DE ZIZINHO PELO SÃO PAULO NO O E-BOOK ESPECIAL DE 100 ANOS DO CRAQUE