São Paulo F.C



6 duelos com o Vitória para esquentar o jogo de quinta

Eliel, Luis Fabiano e Calleri já brilharam diante dos baianos, que visitarão o Tricolor pelo Brasileiro

4947.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

Na próxima quinta-feira (8), após atuar em Campinas no último final de semana, o Tricolor retornará ao Morumbi: receberá o Vitória pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. E para esquentar o duelo com os baianos, o site oficial do clube reúne abaixo cinco confrontos marcantes com rubro-negro, que já esteve frente a frente com o Tricolor 45 vezes – 26 vitórias, nove empates e dez derrotas.

1972

A história do confronto entre São Paulo e Vitória começou no dia 11 de abril de 1954, quando as equipes ficaram no empate sem gols pelo Torneio Nacional Taça Governador Régis Pacheco, em Salvador. O primeiro triunfo do Tricolor só veio quase 20 anos depois – após mais dois empates, em 1959 -, no dia 3 de dezembro de 1972 pelo Campeonato Brasileiro. Com gols de Válter (gol contra), Zé Carlos, Everaldo (2) e Pedro Rocha o time são-paulino goleou por 5 a 2, no Morumbi.

1990

No dia 24 de outubro de 1990, o atacante Eliel estreou pelo Tricolor em grande estilo pelo clube: o jogador balançou as redes três vezes e comandou a goleada sobre o Vitória por 4 a 0, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro – Raí fechou o placar.

1999

Na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1999, o Tricolor entrou em campo diante do Vitória com uma meta bem definida: conquistar os três pontos para avançar no torneio. Na ocasião, o clube tinha perdido os pontos da vitória sobre o Botafogo e do empate contra o Internacional após punição do STJD. Como forma de protesto, o time são-paulino entrou em campo com uma camiseta preta, no Barradão.

E para seguir adiante na competição nacional, o São Paulo venceu o Vitória por 3 a 0. Os gols de Raí, Marcelinho Paraíba e Jorginho garantiram a classificação dos paulistas, que conquistaram a vaga para as quartas de final com a quinta colocação na tabela – à frente justamente dos baianos. No mata-mata, o Tricolor eliminou a Ponte Preta.

2001 – dois jogos

O último duelo de mata-mata entre os clubes foi em 2001, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro confronto, no Morumbi, o São Paulo venceu por 3 a 0: gols de Luis Fabiano (2) e Moura (contra). Na partida de volta, em Salvador, o Tricolor repetiu a boa atuação e bateu os anfitriões por 2 a 0, com gols de Luis Fabiano e Ilan.

2016

São Paulo e Vitória ficaram frente a frente pela última vez no dia 15 de junho de 2016, no Morumbi. E para bater o adversário, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor contou com gols de dois ‘gringos’: Calleri e Lugano anotaram os gols são-paulinos no triunfo por 2 a 0. Com o resultado, os paulistas mantiveram a hegemonia sobre o rival no Estádio Cícero Pompeu de Toledo: em 17 partidas, são 14 vitórias e apenas três empates.