São Paulo F.C



O São Paulo nas últimas Copas do Mundo

Álvaro Pereira representou o Tricolor com a camisa da Celeste

Itália

Por Matthias Hangst/Getty Images / FIFA

O Site Oficial, finalizando uma série especial de um mês sobre a relação do São Paulo, jogadores, técnicos e dirigentes do clube, com a Copa do Mundo, retrata as edições de 2010 e 2014, ainda em disputa.

Em 2010, após 60 anos e 15 edições com participações ininterruptas na principal competição de futebol da FIFA, o Tricolor não teve nenhum jogador ativo representando o clube em nenhuma seleção presente ao torneio. Mas não quer dizer que o time do Morumbi não esteve presente de alguma forma. O único nome diretamente ligado ao São Paulo em uma delegação naquela disputa foi o do fisioterapeuta Luiz Rosan, na Seleção Brasileira.  

Luis Fabiano, Kaká, Josué, Júlio Baptista e Grafite, além de Diego Tardelli (na lista de espera), contudo, eram os ex-são-paulinos relacionados para aquela competição, defendendo a Seleção Brasileira, enquanto Diego Lugano, se alinhou com a camisa da Celeste. O centroavante Luis Fabiano, hoje de volta ao Tricolor, foi o artilheiro do time brasileiro na Copa de 2010, com 3 gols.

A Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, não contou novamente com um atleta são-paulino sob as cores verde e amarela. Contudo, Alan Kardec, recentemente contratado pelo Tricolor, esteve presente na lista de espera, de sete nomes, na convocação do técnico Luiz Felipe Scolari. Dois jogadores do plantel principal da Seleção tinham passagem pela equipe profissional do São Paulo: Hernanes e Oscar (David Luiz, Victor e Hulk somente em categorias de base).

Se na equipe canarinho não houve jogador do Tricolor ativo, o mesmo não pode ser dito da Seleção do Uruguai. A Celeste levou para a Copa do lateral esquerdo Álvaro Pereira, atleta são-paulino desde o início de 2014. Pela equipe uruguaia, Álvaro fez três jogos na Copa do Mundo (vitórias contra Inglaterra e Itália, e a derrota para a Colômbia, nas oitavas de final). O time uruguaio também contou, novamente, com o ex-são-paulino Diego Lugano.

Como em 1950, quando o Tricolor hospedou a seleção do Uruguai na sede do Canindé, o São Paulo recepcionou duas equipes nas dependências do clube. A Seleção Colombiana, que alcançou as quartas de final da competição, se hospedou no Centro de Formação de Atletas "Presidente Laudo Natel", em Cotia. Já a Seleção dos Estados Unidos, que avançou até as oitavas de final, foi recebida no Centro de Treinamento "Frederico Antônio Germano Menzen", na Barra Funda.

 

OS INSCRITOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2010 PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Goleiros: Júlio César (Internazionale), Gomes (Tottenham) e Doni (Roma);
  • Defensores: Luisão (Benfica), Daniel Alves (Barcelona), Gilberto (Cruzeiro), Juan (Roma), Lucio (Internazionale), Maicon (Internazionale) e Thiago Silva (Milan);
  • Meio-campistas: Elano (Galatasaray), Felipe Melo (Juventus-ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos), Kléberson (Flamengo), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Michel Bastos (Lyon), Ramires (Benfica) e Kaká (Real Madrid);
  • Atacantes: Grafite (Wolfsburg), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal) e Robinho (Santos).

Lista de espera

  • Alex (Chelsea), Marcelo (Real Madrid), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Paulo Henrique Ganso (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Milan), Sandro (Internacional) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro).

 

OS INSCRITOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Goleiros: Julio César (Toronto), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro);
  • Defensores: Daniel Alves (Barcelona), Dante (Bayern München), David Luiz (Chelsea), Henrique (Napoli), Maicon (Roma), Maxwell (Paris Saint-Germain), Marcelo (Real Madrid) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain);
  • Meio-campistas: Bernard (Shakhtar Donestk), Fernandinho (Manchester City), Hernanes (Internazionale), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Willian (Chelsea);
  • Atacantes: Fred (Fluminense), Hulk (Zenit Sankt-Peterburg), Jô (Atlético Mineiro) e Neymar (Barcelona).

Lista de espera

  • Diego Cavalieri (Fluminense), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Miranda (Atlético de Madrid), Rafinha (Bayern München), Lucas (Paris Saint-Germain), Lucas Leiva (Liverpool) e Alan Kardec (São Paulo).

 

OS INSCRITOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 PELA SELEÇÃO URUGUAIA

  • Goleiros: Muslera (Fenerbahçe), Muñoz (Libertad) e Martín Silva (Vasco da Gama);
  • Defensores: Diego Lugano (West Bromwich Albion), Godín (Atlético de Madrid), Fucile (Porto), Álvaro Pereira (São Paulo), Giménez (Atlético de Madrid), Maxi Pereira (Benfica), Coates (Nacional) e Cáceres (Juventus-ITA);
  • Meio-campistas: Gargano (Parma), Rodríguez (Atlético de Madrid), Lodeiro (Botafogo), Pérez (Bologna), Arévalo Ríos (Monarcas Morelia), Ramírez (Southampton) e González (Lazio);
  • Atacantes: Hernández (Palermo), Suárez (Liverpool), Forlán (Cerezo Osaka), Stuani (Espanyol) e Cavani (Paris Saint-Germain).

Lista de espera

  • Scotti (Nacional), Eguren (Palmeiras), Fernández (Gimnasia y Esgrima), Silva (Lanús) e Castro (Real Sociedad).

 

CONFIRA TODAS AS MATÉRIAS DESSE ESPECIAL DE COPA DO MUNDO