São Paulo F.C



Há 40 anos, Tricolor derrotava o Uruguai

Com gol de Pedro Rocha, no Estádio Centenário de Montevidéu, São Paulo escrevia mais um rico capítulo em sua história

Pedro Rocha_Uruguai

Por Arquivo histórico / www.saopaulofc.net

A história do Tricolor é marcada por grandes conquistas, vitórias e grandes jogadores que defenderam o clube - muitos deles uruguaios. E a relação do São Paulo com a Celeste, que dividiu verdadeiros craques com o clube, ganhou um capítulo extra há exatos 40 anos.

No dia 11 de maio de 1974, no Estádio Centenário de Montevidéu, a equipe são-paulina encarou a fortíssima Seleção do Uruguai que se preparava para a Copa do Mundo daquele ano. E com gol de Pedro Rocha, os brasileiros venceram por 1 a 0 e mostraram a força do Tricolor.

A escalação do São Paulo, aliás, merece destaque: uma verdadeira seleção. Na ocasião, o time dirigido por José Poy atuou com Waldir Peres; Pablo Forlán (Nelson), Samuel, Arlindo e Gilberto Sorriso; Chicão e Pedro Rocha; Mauro Madureira, Mirandinha, Zé Carlos e Piau (Teodoro).

Com direito a casa cheia, 55 mil pagantes, mais de 70 mil torcedores presentes no total, Pedro Rocha viveu um momento especial. Imagine, caro leitor, a seguinte situação: Você é um jogador profissional, capitão da equipe. O jogo que se desenrola acontece no principal estádio de seu país, local que sempre considerou um verdadeiro templo de fé. Lotado, a torcida em polvorosa.

Os times que se digladiam são muito bem conhecidos por você. Um deles é a seleção de sua terra natal. O outro, um clube que passou a amar e a respeitar absolutamente. Pense que o manto que veste não é o de sua pátria, mas sim o deste clube, e que com esta camisa, suada por verdadeira garra, marque o gol da vitória de sua equipe contra a de seus conterrâneos, calando por breves segundos a todos presentes, até que uma majestosa salva de palmas rompe gradativamente o silêncio sagrado.

O gol da épica vitória veio de jogada entre dois uruguaios que não defendiam a Celeste Olímpica na ocasião, mas sim o Tricolor do Morumbi. Pablo Forlán passou a Pedro Rocha que avançou cara a cara com o goleiro, e guardou. Vitória são-paulina por 1 x 0 e história para ser contada por muitos e muitos anos. Só mesmo o Tricolor!

AMISTOSO

Uruguai 0 x 1 São Paulo

Local: Estádio Centenário, em Montevideo-URU
Data: 11/05/1974 (sábado)
Horário: 16h
Renda: Pesos 50.000.000,00
Público: 55.000 pagantes
Gol: Pedro Rocha
Cartão Vermelho: Gilberto Sorriso

SPFC: Waldir Peres; Pablo Forlán (Nelson), Samuel, Arlindo e Gilberto Sorriso; Chicão e Pedro Rocha; Mauro Madureira, Mirandinha, Zé Carlos e Piau (Teodoro). Técnico: José Poy.

Seleção Uruguaia: Hector Santos, Mario Gonzalez, De Simone, Masnik, Pavoni, Cardaccio (Rivero), Gomes, Jimenez, Morena, Mantegazza, Corbo (Millar).