São Paulo F.C



Palestra com Presidente da Comissão de Arbitragem apresenta números do VAR

Leonardo Gaciba falou sobre o desempenho do árbitro de vídeo no futebol brasileiro e esclareceu dúvidas

Após desembarcar no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19), a delegação tricolor seguiu para o hotel e teve uma palestra com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, que apresentou os números do VAR e falou um pouco mais sobre a realidade da arbitragem brasileira.

O Projeto VAR Brasil, que surgiu em iniciativa da CBF, esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do árbitro de vídeo no futebol no país, mostrou o procedimento da tecnologia nas partidas e apresentou dados que atestaram a diminuição de erros.

Gaciba comentou o uso do VAR, que começou a ser utilizado em competições nacionais durante a Copa do Brasil de 2018, e mostrou situações de jogo para exemplificar os procedimentos.

Com um balanço estatístico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Presidente da Comissão de Arbitragem apresentou as diferenças entre checagens e decisões dos árbitros, além de apontar as situações protocolares: gols, pênaltis, vermelho direto e erro de identificação.

No bate-papo, que também contou as presenças de integrantes da comissão técnica e diretoria, Gaciba mostrou a estrutura desta ferramenta para garantir uma decisão correta do árbitro, interagiu e esclareceu dúvidas da delegação, que questionou lances polêmicos do Brasileiro, especialmente os que envolveram o time são-paulino.

Nesta sexta-feira (20), o São Paulo concluirá os preparativos para encarar o Botafogo no próximo sábado (21), às 11h, no Engenhão, pela rodada de abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro.