São Paulo F.C



Elenco retorna de Chapecó e encerra temporada 2018

Quinto colocado no Brasileiro, Tricolor disputará a Libertadores do próximo ano após duas edições ausente

2114.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

De volta à capital paulista nesta segunda-feira (3) após o duelo com a Chapecoense (0 x 1) pela rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, o Tricolor se despede de 2018 na quinta colocação do Campeonato Brasileiro e com a vaga na Libertadores da América de 2019.

O time são-paulino voltará ao torneio sul-americano após dois anos ausente. Maior campeão (tri) – ao lado de Santos e Grêmio - e clube com mais participações do país (18) – ao lado de Palmeiras e Grêmio -, o Tricolor já disputou 181 jogos, com 90 vitórias, 42 empates e 49 derrotas.

Dos 47 clubes que disputarão o campeonato, 41 já foram definidos. Ao lado do Atlético-MG, o São Paulo ingressará na segunda fase – os duelos serão definidos por sorteio no dia 17 deste mês, na sede da CONMEBOL, com as equipes divididas em dois potes.

Os oito melhores classificados no ranking da entidade, que terão o direito de decidir o jogo de volta em casa, estarão no primeiro pote. Já o segundo pote contará com outros cinco times ordenados pelo ranking, além dos três classificados da primeira fase.

Vale destacar que os clubes do mesmo país não se enfrentarão nas fases preliminares, que serão disputadas em formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Os oito classificados avançam para a terceira fase, que definirá os quatro classificados para a fase de grupos.

E para chegar fortalecido ao torneio sul-americano, o elenco se reapresentará no dia 3 de janeiro, no CT da Barra Funda, e no dia seguinte viajará para os Estados Unidos, onde disputará a Florida Cup. Campeã em 2017, a equipe enfrentará Eintracht Frankfurt-ALE (10/01) e Ajax-HOL (12/01).

Já no estadual, o primeiro compromisso do São Paulo será diante do Mirassol, nos dias 19 ou 20 de janeiro – a Federação Paulista de Futebol divulgará a tabela desmembrada posteriormente. O Tricolor está no Grupo D do Campeonato Paulista de 2019, ao lado de Botafogo-SP, Ituano e Oeste.