São Paulo F.C



Vida nova!

Histórico vitorioso do Tricolor, em segundos turnos, será o trunfo da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro

Contra a Ponte Preta, na próxima quinta-feira (12), no Morumbi, o Tricolor terá a chance de recomeçar no Campeonato Brasileiro de 2013. Com o histórico de triunfar nos segundos turnos da competição nacional desde 2003, quando foi adotado o sistema por pontos corridos, o Tricolor terminou a segunda metade do torneio quatro vezes na liderança. Com 18 pontos em 19 rodadas, a equipe são-paulina segue na briga para deixar as últimas colocações e respirar aliviada.

Em 2006, 2007 e 2008, quando conquistou mais três títulos do Brasileirão, a equipe são-paulina arrancou em grande estilo e deixou os adversário para trás. Em 19 jogos, o time somou 40, 37 e 42 pontos, respectivamente. Já em 2012, na última edição do campeonato, o São Paulo também mostrou a sua força. Foram 35 pontos em 19 jogos e, assim, vaga na Libertadores da América deste ano.

E o atual comandante do Tricolor, Paulo Autuori, também já dirigiu o time em uma verdadeira arrancada para deixar a zona do rebaixamento. Em 2005, após a conquista da competição continental, o técnico tirou o clube da 19ª colocação do primeiro turno e assegurou o quarto lugar no segundo.  Em 21 partidas, a equipe somou 37 pontos. No total, ao término do torneio, o São Paulo somou 58 pontos, ficou no 11º lugar e pôde partir para a conquista do terceiro Mundial de Clubes mais tranquilo.

Agora, apesar do retrospecto favorável, o técnico Paulo Autuori mantém a cautela e prefere focar as atenções da equipe nos trabalhos de campo. "Historicamente, o São Paulo sempre faz grandes segundos turnos. Mas isso não faz diferença. É uma equipe que ganhou três títulos brasileiros seguidos, fazendo com que a equipe se recuperasse no segundo turno. A minha área é treinar e trabalhar a equipe, mas eu tenho que pagar o preço pelo que deixou de acontecer nesses últimos dois jogos", avaliou.