São Paulo F.C



Giovaninha lidera artilharia da equipe no Brasileiro Feminino Sub-18

A atacante e camisa dez do Tricolor soma cinco gols na temporada 2021

50882938307_70f9b46164_k.jpg

Por Adriano Fontes / CBF

A atacante Giovaninha é um dos destaques do Brasileiro Feminino Sub-18. Nesta temporada, a jogadora do Tricolor retornou à base para ajudar a equipe a chegar à semifinal da competição, marcando cinco gols. Artilheira do time, no primeiro duelo com o Internacional abriu o caminho para a vitória por 3 a 1, construindo uma vantagem para o jogo de volta, que acontece na próxima segunda-feira (08), às 15h, no CFA Laudo Natel, em Cotia.

Com uma grande campanha nas primeiras fases, o São Paulo soma nove vitórias, em dez jogos, e tem apenas uma derrota sofrida. Para a camisa dez, a temporada é ainda mais especial. Giovaninha marcou cinco dos 25 gols anotados e lidera a artilharia do Tricolor. Na primeira fase, balançou as redes contra o Corinthians (duas vezes), Fluminense e Ferroviária. No primeiro jogo contra o Internacional, anotou seu quinto tento. Na temporada, somando os jogos da base e do profissional, Giovaninha tem 13 gols.

"É sempre muito importante marcar e mostrar evolução. Atacante precisa de gol e estou trabalhando forte para levar isso também para quando eu retornar ao profissional" - completou a atleta.

Giovana Marcelino hoje tem 18 anos, mas foi com apenas 15 anos que ela chegou ao clube, em uma parceria com o Centro Olímpico. Em 2017, o São Paulo retomou o departamento de futebol feminino investindo na base e Giovaninha chegou, junto com a comissão técnica e outras atletas da atual equipe, para iniciar uma promissora carreira no Tricolor. Essa história no clube começou quando, logo no primeiro ano, o São Paulo foi campeão Paulista Feminino Sub-17 com uma equipe sub-15. Entre as inscritas que levantaram o troféu ao final da temporada estava a atacante. Nos anos que se sucederam, vieram mais títulos e gols para a galeria da jogadora.

Em 2018, levantou as taças do Paulista Sub-17, do Torneio de Desenvolvimento e da Fiesta Sudamericana. Em 2019, conquistou o Tricampeonato Paulista Sub-17 e a Copa Nike. No mesmo ano, para fechar a temporada, Giovaninha disputou a primeira edição do Brasileiro Sub-18 e ficou em segundo lugar, após dois confrontos equilibrados com o Internacional, se despedindo temporariamente da base para começar uma nova etapa na equipe principal como a artilheira da equipe com seis gols marcados - marca que ela pode ultrapassar em 2021.

Neste ano, após uma temporada com a equipe principal, a atleta voltou a ser treinada por Thiago Viana para disputar o Brasileiro Sub-18 e, agora ainda mais experiente, vem se destacando no torneio. Giovaninha sonha em chegar à final do campeonato novamente, para lutar pelo tão sonhado título da categoria.

"Acredito que não só eu, mas todas as atletas almejam muito esse título, ainda mais por ser o único que não conseguimos conquistar com a base ainda. Estamos muito focadas para buscar essa vaga na final e ter a oportunidade de lutar novamente pelo título. Eu gostaria de fechar minha passagem na base com chave de ouro" - afirmou a atacante.

Na próxima segunda-feira (08), às 15h, a equipe entre em campo para enfrentar o Internacional, no CFA Laudo Natel, em Cotia. A partida terá transmissão da CBFtv e do Sportv.