São Paulo F.C



Yaya é convocada para Seleção Brasileira Feminina

Com apenas 17 anos, volante é chamada para vestir a camisa da seleção principal pela primeira vez

Na tarde desta terça-feira (20), a técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, divulgou, na sede da CBF, sua primeira convocação à frente da equipe nacional, visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Dentre as convocadas, a volante do São Paulo, Yaya, que defenderá pela primeira vez a camisa verde e amarela na categoria principal. As jogadoras foram chamadas para os dois primeiros amistosos sob o comando da treinadora sueca, na próxima semana, em São Paulo.

A estreia será dia 29 de agosto, contra a Argentina, às 21h30, no Pacaembu, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. Também disputam o quadrangular as seleções do Chile e da Costa Rica, que se enfrentarão às 19h30. Domingo, o Brasil voltará ao Pacaembu para a final, às 13h, ou a disputa do terceiro lugar, às 10h30.

Tímida no dia a dia, mas dentro de campo, Yaya se destaca pela presença forte e segura nos lances. Assim é Vitória, mais conhecida como Yaya, por apelido de quando começou no futebol, ainda no Centro Olímpico, aos 12 anos, sendo comparada a Yaya Toure, jogador marfinense, mundialmente conhecido. Habilidosa e determinada, já havia passado pela Seleção Sub-17. Com 17 anos recém feitos, a volante se emocionou com a convocação desta terça, muito comemorada por suas companheiras de time.

“É um momento sem explicação, nunca imaginei, ainda mais com apenas 17 anos. Estou muito feliz, indo para brigar por espaço, para mostrar o que eu sei fazer de melhor, mostrando que mereço ter essa oportunidade de mostrar meu trabalho, independente da minha idade. É uma realização”, comemorou.

Desde 2017 na base do São Paulo, Yaya coleciona títulos no Morumbi. Ela foi destaque no Sub-17 sendo bicampeã Paulista e também campeã da Fiesta sudamericana, no Paraguai. Em 2019, já no profissional, desceu para a base para ser campeã da primeira Copa Nike Feminina Sub-16. A jogadora tem contrato de formação com o clube até 2020.

 

Confira a lista de convocados:

Goleiras:

Aline - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann (Brasil)

Defensoras:

Letícia Santos -  FFC Frankfurt (Alemanha)
Fabiana - Internacional (Brasil)
Joyce - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Tamires -Corinthians (Brasil)
Kathellen - FC Bordeaux (França)
Mônica 
Erika - Corinthians (Brasil)
Bruna Benites - Internacional (Brasil)

Meio-campistas:

Thaisa - Real Madrid (Espanha)
Luana - KSPO Women Football Team (Coreia do Sul)
Formiga - Paris St Germain (França)
Yaya - São Paulo (Brasil)


Atacantes:

Andressa Alves - Roma (Itália)
Geyse - Benfica (Portugal) 
Marta - Orlando Pride (EUA)
Milene - Corinthians (Brasil)
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Chú - Changchun Dazhong (China)
Bia Zaneratto - Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Raquel -  Sporting (Portugal)