São Paulo F.C



São-paulinas ficam com o vice do Brasileiro Sub-18

Tricolor precisava da vitória, mas empatou com Internacional nesta quinta-feira, no Pacaembu

O time feminino Sub-18 não conseguiu vencer o Internacional na tarde desta quinta-feira (17), no Pacaembu, e ficou com o vice-campeonato Brasileiro da categoria. As meninas lutaram até os últimos segundos, mas terminaram a partida com o empate em 1 a 1 – no primeiro jogo, em Porto Alegre, vitória do rival (1x0).

O São Paulo precisava do resultado, e por isso foi pra cima do rival desde o primeiro minuto. Em busca da vitória, o Tricolor contou com o reforço da meio-campista Yaya, que defende o time profissional e atuou no torneio pela primeira vez. Aos oito, Rafaela recebeu na direita, matou no peito e mandou o chute direto, a goleira conseguiu desviar com a ponta dos dedos.

Aos 13, Yaya tentou a bomba de longe, o chute saiu à esquerda da meta. Aos 36 minutos, Cris fez ótima jogada na área e foi derrubada, mas Lauren desperdiçou a cobrança. No final do primeiro tempo, o Internacional conseguiu abrir o placar.

No segundo tempo, a tendência seguiu. O São Paulo não deixou de atacar, enquanto o rival aproveitou a vantagem conquistada para se defender. Aos 18 minutos, o técnico Thiago Viana fez a primeira mudança: entrou Milena na vaga de Larissa Santos.

As meninas insistiram em busca do gol, que só saiu aos 39 minutos. Giovaninha fez a jogada pela direita e a bola sobrou para Milena chutar no alto da meta, sem nenhuma chance para a o goleira. Após o empate, o Tricolor sufocou e teve pelo menos quatro chances para balançar as redes, mas não conseguiu os gols que poderiam dar o título ao clube.

O Brasileiro Sub-18 é novidade na temporada do futebol feminino brasileiro. A disputa foi a quarta encerrada pelas são-paulinas em 2019: até agora, o time disputou, além do Nacional, a Copa Nike (da qual foi campeão), a Fiesta Sudamericana de la Juventud Sub-16 (terceiro lugar) e a Copa GEVI (vice-campeão).

As garotas focam agora no Campeonato Paulista Sub-17, que está na segunda fase. Atuais bicampeãs, as são-paulinas estão invictas na competição, com oito vitórias. No domingo (20), o Tricolor enfrenta a Ferroviária, às 15h, em Araraquara.

São Paulo: Marcelle; Moura, Maiara, Lauren e Clara; Cris, Yaya, Rafaela, Larissa Santos (Milena), Giovaninha e Emily (Gica)
Técnico: Thiago Viana

A campanha
O caminho do Tricolor no Campeonato Brasileiro começou em Bálsamo, no interior paulista, e as garotas fizeram uma campanha perfeita: seis vitórias em seis partidas, 21 gols feitos e nenhum sofrido. A fase seguinte, também em Bálsamo, foi mais equilibrada, e o São Paulo seguiu sem perder, mas não conseguiu 100% de aproveitamento (duas vitórias e um empate).

Na semifinal, as são-paulinas encararam o Santos, e conseguiram a vaga na decisão após golearem o rival na segunda partida, fora de casa – no primeiro jogo, em Cotia, empate em 1 a 1. Giovaninha terminou o torneio como artilheira do clube, com seis gols marcados (34 gols feitos).

Primeira fase
São Paulo 3x0 Cruzeiro
Botafogo 0x2 São Paulo
Ponte Preta 0x8 São Paulo
São Paulo 1x0 Ponte Preta
São Paulo 3x0 Botafogo
Cruzeiro 0x4 São Paulo

Segunda fase
São Paulo 3x1 Fluminense
Iranduba 1x1 São Paulo
São Paulo 2x0 Vasco

Semifinal
São Paulo 1x1 Santos
Santos 1x4 São Paulo

Final
Internacional 1x0 São Paulo
São Paulo 1x1 Internacional