São Paulo F.C



Futebol Feminino - Data histórica (14/01)

Superdestaque

Começa um novo ano para o futebol feminino no São Paulo com uma temporada especial. Após dois anos investindo nas categorias de base, o Tricolor resolveu dar um passo a mais na concretização do sonho de investir na modalidade e anuncia o retorno da equipe principal aos gramados. Nesta segunda-feira, 14 de janeiro de 2019, o clube oficializa a data do Futebol Feminino Tricolor. Um marco histórico para a modalidade, que deve ser comemorado todos os anos como o renascimento e o compromisso assumido com as mulheres representantes do futebol nos gramados do Morumbi.

A continuidade do projeto visa o crescimento e investimento na base com o objetivo de um plano a longo prazo que não culmina apenas na formação de atletas, mas sim no futuro das jogadoras e na busca por um espaço no cenário feminino de mais uma equipe grande que disputará as principais competições na temporada.

O primeiro registro de uma equipe feminina que vestiu de forma oficial a camisa tricolor é de 1997. Um dos pioneiros do futebol para mulheres no Brasil, o São Paulo entrou na disputa do Campeonato Paulista e montou uma seleção com grandes nomes como Sissi, Kátia Cilene e Formiga, e não encontrou dificuldades para levantar a taça no final do torneio. Dois anos depois, a equipe conquistou o bicampeonato e perdeu atletas para o mercado exterior, antes de parar as atividades em 2001. O São Paulo ainda teve uma equipe feminina na disputa do Campeonato Paulista de 2015, no qual terminou como vice-campeão.

Há dois anos, em 2017, foi dado o passo inicial para a reedificação do futebol feminino dentro do São Paulo com a implementação da equipe sub-17, inicialmente em parceria com o Centro Olímpico. Desde então, o resultado desta iniciativa são cinco troféus conquistados em cinco torneios disputados, e a marca de uma identidade forte que sempre simbolizou e simbolizará o futebol feminino, de luta, perseverança e determinação. Em dezembro do ano passado, esta equipe sub-17 se sagrou bicampeã paulista, e nossa atleta Larissa puxou o grito e cantou junto de todas as companheiras a música que compôs:

O melhor de São Paulo, campeão dos campeões
De taça está lotado, Paulista quem manda é nós
A tal da base forte não copia os rivais
O jogo é no pé coisa que vocês não faz
Eu tenho uma mania que já é a tradição
De não se entregar e nem cair ao chão
Eu vou te falar, eu vou dizer
Pra peitar nossa base, Mundial vocês têm que ter
A taça paulista, América é nossa
Tem que respeitar a base que mais fez história

"Eu tenho uma mania que já é a tradição, de não se entregar e nem cair ao chão" é o registro de uma marca que o clube quer carregar durante os próximos anos.

Hoje, com o primeiro treino na temporada da categoria principal, o São Paulo reconhece e legitima a data oficial do Futebol Feminino Tricolor.