São Paulo F.C



Após nove meses sem jogos, Sub-20 estreia no Brasileiro

Sem partidas oficiais desde 18 de janeiro, time júnior encara o Athletico-PR nesta quinta, em Cotia

0149.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net - Copinha foi a única competição disputada pela equipe júnior em 2020

Na era Cotia (desde 2005), a base são-paulina nunca passou tanto tempo sem jogar uma partida oficial como em 2020, por conta da pandemia. Para o time Sub-20, que entra em campo na tarde desta quinta-feira (24), pela estreia no Campeonato Brasileiro, foram nove meses e seis dias longe dos gramados, período que acaba às 15h, contra o Athletico-PR.

“A expectativa para esse inicio é diferente das outras competições, dessa vez a expectativa é maior ainda. Nesse primeiro jogo temos que controlar, além da ansiedade, também a expectativa de como vamos iniciar um campeonato após mais de meio ano”, disse o técnico Orlando Ribeiro. 

Com tanto tempo longe dos gramados, não é possível esperar um início de competição em alto nível como em uma temporada regular. Por isso, o treinador destaca que, em especial neste ano, o decorrer da competição será essencial para a evolução da equipe.

“O torneio em si é diferente, pois todas as equipes estão na mesma situação. Temos que entender que os meninos, com certeza, tiveram perdas no desenvolvimento como atletas, e que isso dificilmente será recuperado em curto prazo, pois qualquer minuto na base é aprendizado. Mas tentamos suprir essa ausência de contato direto com os trabalhos à distância. Entendemos que não temos que lamentar, e sim pensar à frente, observar e tentar corrigir para que eles sigam evoluindo e ajudando o São Paulo”, completou.

Em medida de segurança contra a covid-19, o São Paulo paralisou as atividades das categorias de base no dia 16 de março, quando os atletas de todas as equipes foram liberados para voltarem para casa. O clube seguiu os trabalhos de forma remota, com monitoramento dos setores de assistência social, psicologia, pedagogia, departamento médico e das comissões técnicas. Os treinamentos seguiram à distância, com o trabalho dos preparadores físicos feito por vídeos e videoconferência. Com a liberação do governo estadual, o Sub-20 voltou a treinar no final de agosto. 

“Levamos em consideração a ansiedade, a expectativa, ser uma estreia, tudo isso em uma dose maior que a normal. Mas isso será para todas as equipes. Então, quem souber controlar essa parte emocional mais rápido deve sair na frente. Os trabalhos das últimas semanas foram muito bons e tenho certeza que, para esse primeiro jogo, o time está preparado”, finalizou.

Por conta dos protocolos contra a covid-19, a partida não terá presença de público, mas os torcedores poderão torcer pelos garotos pela CBFtv (via MyCujoo).

Quinta-feira (24/09)
- Campeonato Brasileiro Sub-20 (1ª rodada)
15h – São Paulo x Athletico-PR
Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA Laudo Natel, em Cotia (SP)
Transmissão: CBFtv (via MyCujoo)
Sem presença de torcida