São Paulo F.C



Base suspende atividades em esforço contra o coronavírus

Desde o início do mês, categorias jovens do Tricolor têm adotado medidas para minimizar a pandemia

CFA 2020

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Para ajudar nos esforços coletivos de minimizar a pandemia de coronavírus, o São Paulo Futebol Clube tomou decisões importantes em relação às categorias de base do clube. O Tricolor suspendeu os treinamentos e manterá o CFA Presidente Laudo Natel, casa das equipes jovens do clube, apenas com o funcionamento das áreas essenciais a partir desta segunda-feira.

Na última semana, a diretoria de base já havia suspendido os treinamentos das categorias Sub-13 a Sub-10. Também foram canceladas as avaliações e os jogos amistosos previamente agendados. Já a partir desta segunda, após a confirmação da suspensão dos torneios de base em andamento (Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20, que começaria no próximo domingo), os jogadores das equipes Sub-20 a Sub-14 também foram liberados das atividades. Apenas os atletas em tratamento permanecerão em Cotia. 

Em trabalho conjunto dos departamentos de futebol de base, social e médico do clube, os garotos serão liberados para voltarem para casa e receberão todo o suporte necessário para isso - as escolas nas quais estudam os são-paulinos, na cidade de Cotia, já haviam suspendido as aulas. As comissões técnicas também serão liberadas das atividades presenciais. A suspensão das atividades não têm prazo determinado. 

Além da Copa do Brasil Sub-17 (estreia com vitória por 4 a 3 sobre o Fluminense, em Cotia), os times de base se preparavam para o início da Copa do Brasil Sub-20 e também para o Campeonato Paulista – o Estadual das categorias júnior, juvenil e infantil está marcado para começar no primeiro final de semana de abril. 

Antecipando o cuidado
As medidas de cuidado com o coronavírus em Cotia foram ampliadas desde o dia 03 de março de março, quando os funcionários receberam uma palestra sobre a prevenção da doença. Nesse período, também foi intensificada a colocação de álcool gel e folhetos informativos em pontos estratégicos do CFA – os folhetos e kits com álcool gel também foram enviados às famílias dos jogadores. Afim de evitar aglomerações, os horários do refeitório foram alterados. Funcionários dos grupos de risco (+60 anos ou com sintomas de gripe) também estão liberados das atividades.