São Paulo F.C



Sub-20 começa a disputa do Campeonato Brasileiro neste domingo

Tricolor enfrenta o Cruzeiro, em Cotia, na estreia do torneio, que tem novo formato

5929.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Após vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, a equipe Sub-20 volta a jogar um torneio de âmbito nacional. Na manhã deste domingo (30), o Tricolor recebe o Cruzeiro pela estreia no Campeonato Brasileiro. O jogo acontece às 11h com entrada livre para os torcedores e transmissão da TV Bandeirantes.

De cara nova após o título da Copinha, já que vários jogadores foram promovidos ao time principal desde o triunfo, o são-paulino poderá ver atletas mais novos, porém, não menos capacitados para defender as cores do clube. O técnico da equipe, Orlando Ribeiro, fala sobre esse “novo” Sub-20 e sobre a expectativa para a primeira partida.

“Expectativa de estreia é sempre grande, e faz parte do nosso papel controlar a ansiedade. Acredito que possamos ter dificuldades no início do jogo pela equipe ser mais jovem, mas vamos corresponder da melhor maneira possível mesmo com os atletas com menos vivência em Sub-20. Apesar de garotos, todos têm muita qualidade, por isso defende o São Paulo”, disse.

Diferente das outras edições, o Brasileiro Sub-20 agora tem mais rodadas. Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único, e avançam ao mata-mata as oito melhores equipes no geral. Com isso, serão 19 partidas jogadas na primeira fase. As 20 melhores equipes no ranking de clubes da CBF fazem parte da disputa.

Para Orlando, a mudança no formato é bem-vinda, pois dá a oportunidade de os times jogarem mais partidas em esfera nacional. “Esse novo formato, para a base, é melhor, na minha opinião, pois dá mais rodagem. Não jogamos a Copa do Brasil e não tivemos desafios em nível nacional após a Copinha, então nos primeiros jogos poderemos ter noção de como está a nossa equipe em relação aos times de fora de São Paulo”, completou.

Após vencer a Copa São Paulo, o Tricolor disputou apenas o Campeonato Paulista, já que, mesmo campeão da Copa do Brasil, não pôde disputar o torneio por mudanças nas regras da CBF. Pelo torneio estadual, o time já está classificado para a segunda fase – é líder do grupo 4, com 27 pontos feitos.

Tabela (jogos que já estão definidos)
- 30/06, às 11h – São Paulo x Cruzeiro, em Cotia
- 03/07, às 15h – Athletico-PR x São Paulo, na Arena da Baixada (Curitiba)
- 09/07, às 15h – Ponte Preta x São Paulo, em Águas de Lindóia
- 13/07, às 15h – São Paulo x Coritiba, em Cotia
- 18/07, às 15h – São Paulo x Fluminense, em Cotia
- 20/07, às 15h – Vasco x São Paulo, em São Januário (Rio de Janeiro)