São Paulo F.C



Definidas as novas comissões técnicas da base são-paulina

Orlando Ribeiro assume a equipe Sub-20 no lugar de André Jardine

As categorias de base do São Paulo têm novos comandantes para a temporada 2018. Com André Jardine assumindo a função de auxiliar técnico da equipe profissional, o Tricolor alterou as comissões dos times de base, e pôde assim promover profissionais que fizeram grandes trabalhos com os jovens do clube.

“Pensando em formar não só atletas, mas também profissionais, decidimos promover os treinadores da casa, facilitando a integração e a metodologia de cada categoria, e assim respeitando a história construída por cada um com a camisa do São Paulo. Temos orgulho do trabalho que todos eles exerceram até então e convicção de que irão manter o sucesso nos novos desafios”, explicou Pedro Smania, coordenador técnico das categorias de base do clube.

Orlando Ribeiro é o substituto de Jardine e começa o trabalho com a equipe júnior, que voltou nesta semana de férias após a disputa da Libertadores Sub-20. Em parceria com Orlando, o experiente técnico Marcos Vizolli segue à frente do time Sub-19, e assume também a categoria Aspirantes (Sub-23). 

Orlando está no Tricolor desde 2010, quando atuou no setor de avaliação do clube. No ano seguinte, assumiu o Sub-15, com o qual foi vice-campeão Paulista. Desde 2014, o treinador estava no Sub-17, e venceu torneios importantíssimos: foram seis troféus, com destaque para o inédito bicampeonato da Taça BH (2016 e 2017) a para o bicampeonato Paulista (2015 e 2016). 

Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-17. O profissional está no clube desde 2015, quando trabalhou nas categorias intermediárias. Em 2016, passou a comandar o time infantil, com o qual venceu a Copa Votorantim, o principal torneio da categoria, além de levar o clube ao vice-campeonato Paulista em 2017. Ele também venceu a Copa RS, à frente do time júnior, em 2016. 

O treinador começa os trabalhos com os são-paulinos no início de abril, quando retorna da Seleção - ele foi convocado para auxiliar o time brasileiro juvenil em amistosos contra a Inglaterra. Já a equipe Sub-16 fica a cargo de Lucas Macorim, que atuou na última temporada como auxiliar de André Jardine com os juniores.

Os jovens da equipe infantil serão comandados pelo experiente Menta, que está no Tricolor há dez anos e já trabalhou no setor de captação e em todas as categorias. O treinador dirigiu o Sub-15 entre 2010 e 2012, tomou a frente do Sub-17 em 2012 e foi o treinador do Sub-20 em 2014. Como atleta, Menta fez parte do São Paulo, que foi campeão Mundial em 1992. Na época, ele tinha 18 anos. 

Menta já começou o trabalho com os garotos, e tem um primeiro desafio já neste mês: entre 26 e 30 de março, o Sub-15 disputa o torneio Brasil-Japão. A disputa será realizada em Arujá, no interior paulista.

Sub-20
Treinador: Orlando Ribeiro
Preparador físico: Kako Perez
Preparador de goleiros: Renaci Barreto

Sub-19 e Aspirantes
Treinador: Marcos Vizolli
Preparador físico: Adriano Titton
Preparador de goleiros: Renaci Barreto

Sub-17
Treinador: 
Rafael Paiva
Preparador físico: Juliano Dutra
Preparador de goleiros: Osny Oliveira

Sub-16
Treinador: Lucas Macorim
Preparador físico: Muricy Ramalho Júnior
Preparador de goleiros: Osny Oliveira

Sub-15
Treinador: Menta
Preparador físico: Arthur Proença
Preparador de goleiros: Luiz Henrique Orlando 

Sub-14
Treinador: Paulo Miranda
Preparador físico: Arthur Proença
Preparador de goleiros: Luiz Henrique Orlando