São Paulo F.C



Com Lugano de guia, Sub-20 tem dia de lazer e cultura no Uruguai

O superintendente de Relações Institucionais fez questão de mostrar bons valores de seu país e desfrutar de momentos especiais com os atletas

No Uruguai desde o dia 7 de fevereiro, o elenco Sub-20 teve sua primeira folga no último sábado, dia 17, após conquistar a classificação para as semifinais da Libertadores da América, no dia anterior. A programação foi feita pelo melhor guia possível que a delegação são-paulina poderia ter: o uruguaio Diego Lugano. 

Hospedados em Montevidéu, elenco e comissão técnica partiram de ônibus, junto com Diego Lugano, superintendente de Relações Institucionais do São Paulo e também chefe de delegação na Libertadores Sub-20, rumo a Punta del Este. A primeira parada foi na praia. Apesar da folga, todos trataram logo de encontrar uma bola e fazer acirradas disputas de futevôlei.

No fim da tarde, um passeio privilegiado na Casa Pueblo. Um dos pontos turísticos de Punta, além de ter uma das mais belas vistas do pôr do sol, também têm uma história e lição de vida. Carlitos Paez, amigo pessoal de Lugano, abriu sua casa para receber os atletas e contar sua história de vida.

Em 1972, Carlitos, que era jogador de rugby, sofreu um acidente aéreo nas Cordilheiras dos Andes. Das 49 pessoas a bordo, 16 sobreviveram, porém tiveram que deixar vaidades de lado, mostrar companheirismo e trabalho em equipe, até serem resgatados 70 dias depois, com temperatura de 25 graus negativos. Carlitos contou sua história, passou mensagens importantes aos atletas sobre superação e mostrou partes de um documentário com sua trajetória. 

Após jantar em uma típica casa uruguaia de carnes, a noite foi finalizada nas arquibancadas, assistindo ao duelo entre Uruguai e Argentina no rugby. Durante todo o dia, os atletas aproveitaram para conversar com Diego Lugano e também interagirem. 

Sendo reconhecido a todo momento, o ex-capitão da seleção uruguaia fez questão de atender a todos com atenção e mostrar sempre os valores extracampo. "Muito bom poder desfrutar de um dia de folga com os meninos, ainda mais no meu país, poder mostrar para eles o Uruguai e histórias como a do Carlitos. Foi um passeio muito agradável, com praia, esporte e cultura", disse Lugano.