São Paulo F.C



Orlando Ribeiro faz últimos ajustes antes da estreia na Copa SP 2019

Com títulos e bons desempenhos nos campeonatos em 2018, técnico acredita em sucesso no maior torneio nacional de base

O São Paulo está na reta final de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. Com estreia marcada para o dia 3 de janeiro, diante do Holanda/AM, o técnico Orlando Ribeiro faz os últimos ajustes para a importante competição nacional.

Apesar de ser a primeira competição do ano, a Copinha marca o fim da temporada para os times Sub-20 (O São Paulo ainda jogará a Libertadores da América, após a competição nacional, porém, sem data e local definidos pela Conmebol até o momento). Tendo jogado cinco competições na temporada, sendo campeão da Copa do Brasil e Supercopa, além de ter chegado às semifinais do Paulistão e ao vice-campeonato da Copa RS, Orlando Ribeiro vê a equipe preparada para o torneio, precisando apenas de ajuste em detalhes.

“Nos preparamos ao longo do ano para a competição. Viemos de um bom torneio em Porto Alegre, há menos de 15 dias (Copa RS). Temos uma boa base, um alicerce pronto, e estamos dando ênfase nos detalhes. Na RS, alguns atletas que eram Sub-17 foram lapidados, juntamos com outros mais experientes e acredito que teremos sucesso”, analisou.

“A responsabilidade é grande e os atletas sabem disso. Estão acostumados a pressão, jogar por título, e precisam estar. Das 49 edições de Copa São Paulo, o time esteve em 10 finais e 19 semifinais, não é para qualquer um, é significativo. Colocamos o São Paulo sempre como favorito, para quando os meninos receberem esses rótulos, não pesar. Mas eles têm que jogar como favoritos, não apenas ser considerados pela camisa”, emendou.

Orlando Ribeiro foi jogador de futebol dos 11 aos 37 anos, iniciando no Juventus, passando por outras grandes equipes do futebol brasileiro, como Ituano e Atlético/MG, exercendo a função de zagueiro. Como treinador, passou por alguns clubes e escolinhas até chegar ao São Paulo em 2010, começando como avaliador técnico e depois treinador das categorias Sub-15, Sub-17, até chegar ao Sub-20 em março de 2018. O comandante sabe da importância de uma Copa São Paulo para o ciclo dos atletas de base.

“Estava no grupo do Juventus de 1985, que foi campeão da Copinha, como atleta, e em 2010, eu estava no São Paulo e ajudava o Baresi informalmente, não era da comissão técnica dele, mas ia aos jogos fora, fazia algumas observações. A Copa São Paulo é muito próxima do profissional, é fundamental, é o último passo para chegar lá. Estão todos de olho nesse campeonato, a mídia, os clubes e os torcedores”, disse.

O São Paulo está no Grupo 7 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. Além time amazonense do Holanda, que o Tricolor fará a estreia no dia 3 de janeiro, às 21h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, os comandados de Orlando Ribeiro encararão o Serra/ES (dia 6, às 21h30) e a Ferroviária (dia 9, às 19h).