São Paulo F.C



Especial #MadeInCotia: O ano do time Sub-20

Categoria Júnior conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil e a Supercopa, que garantiu o Tricolor na Libertadores 2019

SUPERCOPA_048.JPG

Por Igor Amorim / saopaulofc.net

Diferente da equipe profissional, a temporada da equipe Sub-20 tem início no mês de março, com Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Paulista, dentre outros torneios, até chegar a Copa São Paulo de Júnior, em janeiro, principal torneio da categoria. Sendo assim, para o time júnior, a temporada ainda terá mais dois capítulos, a Copinha e a Libertadores da América antes das férias. Há dez meses comandando o Sub-20, o técnico Orlando Ribeiro avaliou o ano de 2018 com os altos e baixos da equipe, e a conquista de dois importantes títulos: Copa do Brasil e Supercopa.

Ainda sob o comando de André Jardine, atualmente técnico do profissional, 2018 iniciou com a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com futebol vistoso e grandes partidas, o São Paulo ficou com o vice-campeonato, perdendo na grande final para o Flamengo, por 1 a 0. CAMPANHA: 9 jogos, 6V, 2E, 1E, 20 GP, 7GC.

No último torneio frente ao Sub-20, para terminar a antiga temporada, Jardine comandou o Tricolor em sua segunda participação na Libertadores da América da categoria, na qual havia sido campeão em 2016. No Uruguai, os meninos de Cotia ficaram com a quarta colocação, perdendo na semifinal para o Nacional/URU, que sagrou-se campeão. CAMPANHA: 5 jogos, 2V, 2E, 1D, 14GP, 5GC.

Após férias em março, o Tricolor passou a ser comandado pelo técnico Orlando Ribeiro, que está no São Paulo desde 2010, e anteriormente dirigia a multicampeão equipe Sub-17. Em sua primeira competição júnior, título para o São Paulo. Jogando diante de mais de 30 mil torcedores no Morumbi, o Sub-20 reverteu a derrota de 2 a 1 em Itaquera, goleou por 4 a 0 e foi tricampeão da Copa do Brasil. CAMPANHA: 10 jogos, 5V, 2E, 3E, 20GP, 11GC.

Depois disso, o São Paulo oscilou em competições. No Campeonato Brasileiro caiu ainda na primeira fase, no Paulista, foi bem na fase de grupos, nas oitavas e quartas de final, mas caiu para o Corinthians na semifinal. CAMPANHA: Brasileiro, 4 jogos, 1V, 1E, 2D, 5GP, 5GC - Paulista, 30 jogos, 21V, 6E, 3Dd 64GP, 14GC.

Em novembro, pela conquista da Copa do Brasil, participou da Supercopa, contra o Palmeiras, campeão Brasileiro da categoria. Em dois jogos eletrizantes, o São Paulo levou a melhor nos pênaltis, em pleno Allianz Parque, garantindo o título e também uma vaga na Libertadores 2019, que ainda não tem data e local definido. CAMPANHA: 2 jogos, 1V, 1D, 5GP, 5GC.

Para fechar 2018 e emendar a preparação para a Copa São Paulo 2019, o São Paulo foi para Porto Alegre em busca do tetracampeonato da Copa RS. Passou perto. Chegou até a final, mas desta vez, foi o alviverde que levou o título nas penalidades. CAMPANHA: 7 jogos, 3V, 3E, 1D, 13GP, 8GC.

“2018 foi meu primeiro ano à frente do Sub-20, ainda não completei o ciclo, sendo só em março, mas foi muito bom. Começamos num ponto alto, a Copa do Brasil, com pouco tempo de treino, mas com meninos que já tinham experiência dos anos anteriores e chegamos ao título. Em seguida, oscilamos, não fomos bem no Brasileiro, sendo eliminado ainda na primeira fase. Sabíamos que teríamos dificuldades, mas foi precoce”, avaliou Orlando Ribeiro.

“Depois disso, trabalhamos visando sempre a Taça São Paulo, mesmo com o Paulista, Supercopa e a Copa RS por acontecer. Queria observar melhor os meninos que tinham idade para a Taça, juntar o Sub-17 e ver a evolução do time. Tivemos um ponto médio para ruim, que foi a eliminação do Paulista na semifinal, foi um jogo muito abaixo do que poderíamos fazer. Depois de dez dias, vencemos a Supercopa, um ponto alto de 2018. A RS foi uma equipe em crescente, a preparação final para a Copa SP e a avaliação é que subimos de patamar e seguiremos trabalhando para chegar bem na Taça. O Planejamento está dentro do esperado. Vamos ver ser atingimos o ápice na Copinha e na Libertadores”, finalizou o comandante.

2018

Sub-20
Jogos: 67
Campanha: 39V, 16E, 12D – 67% de aproveitamento
Gols: 141GP, 56GC (85 de saldo)