São Paulo F.C



Na estreia da Copa RS, Tricolor goleia Nacional-URU

Com dois gols de Toró e um de Gabriel Sara, São Paulo soma os três primeiro pontos na competição, sobre o atual campeão da Libertadores Sub-20

Na tarde deste sábado, dia 1 de dezembro, o São Paulo estreou na Copa Internacional Ipiranga 2018, em Porto Alegre, diante do Nacional/URU. No confronto, que colocou frente a frente os dois últimos campeões da Libertadores Sub-20, o Tricolor superou o nervosismo inicial, se encontrou no jogo e venceu por 3 a 0, gols de Gabriel Sara e Jonas Toró (2).

Para o torneio, o técnico Orlando Ribeiro optou por utilizar apenas atletas nascidos até 1999, já mesclando com jogadores 2001 (Sub-17), que poderão atuar também na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Com isso, o Tricolor foi a campo com Thiago Couto, Marcos Jr, Morato, Fasson e Danilo; Diego, Rafael, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Toró e Fabinho.

Em fevereiro, pela semifinal da Libertadores da América Sub-20 2018, o São Paulo, campeão do torneio em 2016, havia sido eliminado pelo Nacional, no Uruguai. Como a competição acontecia de dois em dois anos anteriormente, a Copa RS, nesta tarde, colocou os dois últimos campeões em duelo. 

No reencontro, no Campo Universitário do Complexo da PUC/RS, o time estrangeiro mostrou que continuava forte e cheio de vontade. Não se intimidou e colocou pressão para cima do Tricolor, que ainda tentava se encontrar na partida. Foram três bons ataques e grandes defesas de Thiago Couto. Aos poucos, o São Paulo conseguiu impor seu ritmo de jogo, trocando passes e ficando com a bola. 

Mais seguro na defesa, foi a vez do ataque funcionar. Em ótima jogada de Fabinho pela direita, Rodrigo Nestor encontrou Gabriel Sara na ponta esquerda da pequena área, para abrir o placar aos 42 minutos do segundo tempo. Para o segundo tempo, Orlando Ribeiro voltou com a mesma formação. 

Aos 4 minutos, o time do Nacional saiu errado no meio de campo, Toró acreditou, buscou e disparou para a área, finalizando ainda da entrada, pela direita, 2 a 0. O Tricolor saia mais para o jogo e criava boas oportunidades, chegando a carimbar o travessão. Em contra-ataque, o time uruguaio tentou surpreender, mas Thiago Couto brilhou mais uma vez, colocando para escanteio. 

Aos 26 minutos, após entrada forte em Rafael, o zagueiro do Nacional recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. O Tricolor ampliou aos 32 minutos, com mais uma arrancada de Toró e finalização no canto do gol, 3 a 0. Aos 35 minutos, Orlando optou por colocar Gabriel Novaes, Calebe e Welington, saindo Toró, Fasson e Rodrigo Nestor, respectivamente. 

Depois, entraram Vitinho, Alisson e Thiaguinho, mas vagas de Fabinho, Rafael e Danilo. O São Paulo permaneceu arriscando no ataque, dominando o meio de campo, mas o placar não se alterou. Fim de jogo, São Paulo 3 a 0 no Nacional, do Uruguai, e os três primeiros pontos na tabela, pelo Grupo B. 

O São Paulo volta a campo na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, às 18h30, também no Campo Universitário do Complexo da PUC/RS, contra o Cruzeiro, pelo Grupo B. A partida terá transmissão do SporTV.  

Escalação:
Thiago Couto, Marcos Jr, Morato, Fasson (Calebe) e Danilo (Thiaguinho); Diego, Rafael (Alisson), Rodrigo Nestor (Welington), Gabriel Sara, Toró (Gabriel Novaes) e Fabinho (Vitinho). Técnico: Orlando Ribeiro