São Paulo F.C



Tentando se reerguer, Tricolor encara o Palmeiras no Pacaembu

Querendo apagar a eliminação na Copa do Brasil, São Paulo quer retomar a confiança neste domingo (17)

7524.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

"Clássico é importante em qualquer época". A frase do técnico Muricy Ramalho, dita na última sexta-feira (15), representa o cenário do Tricolor para o duelo contra o Palmeiras neste domingo (17), às 16h (de Brasília), no Pacaembu. Querendo apagar a eliminação da Copa do Brasil de 2014, o São Paulo encara os rivais neste final de semana com a missão de recuperar o moral.

No Choque-Rei, o time são-paulino tentará encostar nos líderes da competição nacional e entrar no G-4, que renderá uma vaga na Libertadores da América de 2015 ao término do campeonato. Após 14 rodadas, o Tricolor ocupa a quinta colocação, com 23 pontos, e terá pela frente um adversário que está no 14º lugar.

E para buscar um resultado positivo, o São Paulo aposta no retorno de duas importantes peças no sistema ofensivo: Kaká e Alan Kardec. Fora do embate com o Bragantino (3 x 1), no Morumbi, a dupla é a grande aposta de Muricy, que ainda poderá contar com o retorno de Rafael Toloi (poupado contra o clube do interior paulista).

"Toda vez que tem clássico é a mesma pergunta: Se ganhar é bom, se perder é ruim... Vitória é importante sempre. O tempo para preparar a equipe foi pequeno, mas são mais palavras e informações sobre o adversário. É dentro do campo. É um campeonato longo, estamos perto do bolo e temos chances reais nessa competição", avaliou o treinador.

Por ter defendido justamente o Palmeiras na Copa do Brasil deste ano, Kardec ficou de fora da partida contra o Bragantino, além de estar se recuperando de um entorse no tornozelo. Já Kaká, que ao lado de Paulo Henrique Ganso tem a missão de organizar as jogadas, foi poupado no meio de semana para poder chegar com força máxima ao Pacaembu.

Curiosamente, será o primeiro clássico do trio de frente pelo Tricolor. Após acertar o seu retorno ao futebol brasileiro, Kaká terá o seu primeiro grande confronto pela frente. E os números dos companheiros do camisa 8 mostram que o ataque são-paulino está bem servido para tentar bater os palmeirenses.

Kardec tentará manter a sua boa fase em clássicos este ano. Ainda no rival, o camisa 14 fez gols nos três jogos contra rivais da capital. Marcou justamente na vitória sobre o Tricolor (2 x 0), no empate com o Corinthians (1 x 1), ambos no Pacaembu, e também na derrota para o Santos na Vila Belmiro (1 x 2). Todos os jogos pelo Paulistão.

Já Alexandre Pato, titular nos últimos quatro jogos, marcou três gols e deu uma assistência nesta série. Além disso, o camisa 11 atuou em todos os jogos do São Paulo desde que estreou, no dia 12 de março, contra o CSA-AL, pela Copa do Brasil.

Vale lembrar que o atleta só não jogou em partidas que não estava à disposição da comissão técnica - no Campeonato Paulista e o clássico contra o Corinthians, já pelo Campeonato Brasileiro. Em 20 jogos pelo Tricolor, sendo 16 como titular, Pato soma seis gols e quatro assistências.

PALMEIRAS x SÃO PAULO

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17/08/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
Assistentes adicionais: Luiz Flavio de Oliveira e Flavio Rodrigues de Souza (ambos de SP)

PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Lúcio, Tobio e Victor Luis; Renato, Marcelo Oliveira, Allione e Valdivia; Mouche e Henrique. Técnico: Ricardo Gareca.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo, Rafael Toloi, Paulo Miranda e Alvaro Pereira; Souza, Denilson, Paulo Henrique Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho.