São Paulo F.C



São Paulo domina Brasília e vence a quarta seguida no NBB

Tricolor é superior nos quatro quartos e confirma boa fase na competição

Brasília x São Paulo

Por Wallace Martins/Divulgação - Wallace Martins/Divulgação

O São Paulo ampliou sua boa fase no NBB com mais uma boa vitória. Nesta quinta-feira, o Tricolor enfrentou o Brasília na capital federal e conseguiu uma vitória tranquila por 96 a 73, em atuação dominante desde o primeiro período. Léo Meindl (26 pontos e nove rebotes), Georginho (21 pontos, oito rebotes e oito assistências) e Shamell (16 pontos e cinco assistências) foram os principais destaques numa partida onde o time mostrou grande performance coletiva.

A sequência é ainda mais notável porque três vitórias foram conseguidas fora de casa (além do Brasília, o Tricolor levou a melhor sobre o Pato Basquete e no confronto direto pelo G-4 com o Minas). O desempenho como visitante é impressionante: são 11 vitórias e apenas um revés atuando longe do Morumbi.

O primeiro quarto da partida foi de Léo Meindl. O camisa 23 teve uma atuação impressionante e terminou o período com 16 pontos e seis rebotes, com um aproveitamento de 80% nos arremessos de quadra (sendo três tiros da linha de três pontos). Sozinho, o ala contribuiu com mais de metade dos pontos do Tricolor no período (30) e conseguiu pontuação superior a toda a equipe adversária, que anotou 15 nos dez primeiros minutos.

Com alguns episódios de instabilidade nos períodos iniciais nas últimas partidas, o time mostrou que desta vez não daria chance para o azar e manteve o ritmo forte na segunda etapa. Brasília iniciou o quarto tentando ser mais agressivo e teve bons minutos, mas aos poucos os são-paulinos retomaram o controle da partida e conseguiram alternar ataques de média e longa distância com boas infiltrações para chegarem no intervalo com 21 pontos de dianteira (53 a 21).

O terceiro quarto era crucial. Se conseguisse controlar o marcador e evitasse a aproximação do adversário, que certamente viria para o tudo ou nada, o São Paulo deixaria a vitória encaminhada. E foi exatamente o que aconteceu: mesmo com Brasília melhorando sua produção ofensiva (com 51% de aproveitamento nos arremessos), a equipe de Claudio Mortari controlou o duelo e manteve a liderança confortável, mais uma vez liderada por Léo Meindl, que anotou dez pontos no período.

Na etapa final, o São Paulo manteve a tranquilidade e controlou o marcador sem dificuldades para amealhar mais uma vitória e fincar os dois pés no grupo dos melhores do NBB. A equipe ocupa o terceiro lugar, sendo que os quatro melhores garantem vaga direta às quartas de final.

O NBB entra em recesso após a rodada para os jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Americup contra o Uruguai (nos dias 21, em São José dos Pinhais, e 24, em Montevidéu. Georginho está entre os convocados). O próximo jogo do São Paulo será no dia 29 de fevereiro, contra o Corinthians, no Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão, no Morumbi, às 12h50.