São Paulo F.C



São Paulo vence Basquete Osasco na estreia do Paulista

Ainda em busca do melhor entrosamento, Tricolor supera adversidades e larga com o pé direito: 72 a 64

O São Paulo iniciou sua trajetória no Campeonato Paulista de basquete com vitória. Mesmo jogando fora de casa, o Tricolor bateu o Basquete Osasco por 72 a 64 e cumpriu o primeiro objetivo da temporada. Shamell, com 16 pontos, Holloway, com 15, e Renan, com 14 pontos (além de oito rebotes e cinco tocos) foram os principais nomes da equipe, que superou a falta de ritmo para vencer um adversário bastante aguerrido.

O primeiro quarto começou com as equipes se estudando e tentando encontrar o melhor ritmo de jogo. Ainda buscando o melhor entrosamento, o Tricolor começou a partida forçando algumas infiltrações sem sucesso, mas foi no perímetro que o time começou a se encontrar: com três disparos certeiros da linha dos três, Renan começou a movimentar o placar e foi tirando o nervosismo inicial da equipe. O Basquete Osasco, por sua vez, conseguiu se aproveitar de alguns desajustes defensivos para pontuar a não deixar o São Paulo escapar no placar.

O técnico Claudio Mortari passou a rodar o elenco para evitar um desgaste excessivo do grupo nesse começo de temporada, mas a tônica do duelo se manteve. Após um breve momento de instabilidade em que permitiu a virada no placar, o Tricolor aos poucos retomou o controle da partida e conseguiu imprimir um ritmo mais forte na transição, apoiado especialmente por Cassiano e Holloway, que vieram do banco e contribuíram com quatro e seis pontos, respectivamente, e ajudaram o São Paulo a ir para o intervalo liderando por 31 a 26.

Os rivais voltaram acelerados para o terceiro quarto, que começou em alta rotação e com os dois times trocando pontos e mantendo a diferença no placar. Foi quando o experiente Shamell apareceu: o camisa 8 chamou a responsabilidade e comandou a equipe marcando pontos importantes e cadenciando a partida nos momentos mais agudos. Nos minutos finais da terceira etapa, o Tricolor conseguiu se desgarrar no placar e só não foi para o último quarto com uma vantagem superior graças a um tiro certeiro de Brite para a equipe do Osasco. Ainda assim, os oito pontos (56 a 48) foram a maior vantagem até então.

No último quarto o São Paulo se aproveitou da experiência do elenco para frear o ímpeto dos donos da casa e soube segurar a pressão mesmo quando o Basquete Osasco encostou no marcador. Com tranquilidade, golpeou no momento certo e conseguiu administrar o resultado até o final e garantir a primeira vitória no Campeonato Paulista. O próximo compromisso será contra o Mogi neste sábado (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes.